Para ser testemunhas

Lições da Bíblia

“O primeiro encontro de Jesus com os discípulos depois da ressurreição foi muito importante. Eles estavam com medo, angustiados, desanimados e perplexos. Por medo, haviam trancado as portas da casa, mas Jesus chegou e Se pôs no meio deles. Com voz clara e amorosa, Ele disse: ‘Paz seja convosco’ (Jo 20:19). Surpresos e aterrorizados como estavam, foi difícil para eles acreditar no que viam e ouviam. Carinhosamente, o Senhor lhes mostrou as mãos e os pés, e explicou tudo o que as Escrituras dizem sobre Ele. Naquela noite, Sua presença e Suas palavras os transformaram radicalmente, dissipando sua ansiedade e incredulidade e enchendo-os com a paz e alegria que vêm da certeza de Sua ressurreição.”1

“Então, Cristo começou a explicar a missão deles gradualmente, ajudando-os a compreender o significado de sua responsabilidade como testemunhas de Sua morte, Sua ressurreição e Seu poder para perdoar pecados e transformar vidas (Lc 24:46-48). Certamente, eles tinham visto Jesus morrer, mas também O tinham visto ressuscitado. Por isso, poderiam testemunhar de que Ele é o Salvador do mundo.”1

“Uma testemunha é alguém que viu algo acontecer. Qualquer pessoa pode ser uma testemunha, desde que tenha pessoalmente visto alguma coisa. Não existe testemunha de segunda mão. Podemos testemunhar com base apenas em nossas experiências, não nas de outras pessoas. Como pecadores resgatados, temos o privilégio de contar aos outros o que Jesus fez por nós.”1

2. Qual é a relação entre receber o Espírito Santo e testemunhar por Cristo? “48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:48, 49 RA)2; “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8 RA)2; “10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. [...] 12 Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. (Isaías 43:10, 12 RA)2; “Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.” (Isaías 44:8 RA)2. Só podemos testemunhar no poder do Espírito Santo, é Ele que nos ensina o que anunciar e convence aquele que ouve o nosso testemunho.

“O livro de Atos mostra que, unicamente pela presença do Espírito Santo habitando no coração, o testemunho dos cristãos podia ser poderoso para convencer. Depois de receber o Espírito, ‘com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus’ (At 4:33). Ou seja, eles foram capazes de falar, abertamente e com grande poder, sobre o que eles mesmos haviam testemunhado e experimentado. Em sentido muito real, nosso testemunho a respeito de Cristo deve sempre incluir nossa experiência com Ele.”1

“Qual tem sido sua experiência pessoal com o Senhor? O que você pode testemunhar aos outros em primeira mão sobre o que Deus tem feito em sua vida? Comente com a classe no sábado.”1

Segunda-feira, 24 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos