Permanecer em Cristo

Lições da Bíblia

“Uma vida espiritual próspera só é possível pela constante dependência de Cristo. Jesus usou a ilustração da videira para ensinar como alcançar isso. Ele disse: ‘Eu Sou a videira, vós, os ramos’ (Jo 15:5). No Antigo Testamento, Israel foi retratado como uma videira que o Senhor havia plantado (Is 5:1-7; Sl 80:8, 9; Jr 2:21), mas Jesus Se apresenta como ‘a videira verdadeira’ (Jo 15:1), e exorta Seus seguidores a ser unidos a Ele assim como os ramos permanecem na videira.”1

“3. O que João 15:4–10 nos ensina sobre permanecer continuamente em Cristo?” “4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (João 15:4-10 RA)2Para que permaneçamos em cristo temos que continuamente estarmos ligado a Ele, Ele é videira e nós os ramos que que necessitam ser nutridos para produzir abundantemente. Se nos desligarmos do troco da videira morreremos e seremos lançados no fogo para a destruição. Aquele que permanece nEle guarda os seus mandamentos assim como Ele guarda os mandamentos de Seu Pai.

“Um ramo separado da videira pode parecer vivo por um tempo, mas certamente murchará e morrerá, porque foi cortado da fonte da vida. Da mesma forma, podemos receber vida somente por meio da nossa ligação com Cristo. Mas, para ser eficaz, essa união deve ser mantida. É essencial dedicar tempo para devoção matinal, porém nossa comunhão com o Senhor deve continuar ao longo do dia. Permanecer em Cristo significa buscá-Lo constantemente pedindo Sua orientação, orando por força para obedecer à Sua vontade, e suplicando que Ele encha nosso coração com Seu amor.”1

“Uma das armadilhas mais enganosas é tentar viver a vida cristã de forma independente do Senhor. ‘Sem Mim nada podeis fazer’ (Jo 15:5). Sem Ele não podemos vencer nenhuma tentação, não podemos vencer o pecado nem desenvolver um caráter à Sua semelhança. Comunhão ininterrupta com Cristo é o único meio pelo qual podemos crescer espiritualmente.”1

“Ao ler a Palavra e meditar sobre ela, somos alimentados e fortalecidos. Jesus disse: ‘As palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida’ (Jo 6:63). Entesouradas em nosso coração e mente, essas palavras estimulam nossas orações, a fim de nos manter em contato com o Senhor. Embora seja fácil ficar distraído pelos ‘cuidados do mundo’ (Mc 4:19), devemos fazer um esforço concentrado para permanecer em Jesus.”1

“Quais são os maiores obstáculos que o impedem de permanecer em Cristo? Que passos você pode dar a fim de removê-los ou superá-los?”1

Terça-feira, 05 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos