Pregar o evangelho

Lições da Bíblia

“Com sua concisão e clareza características, o evangelho de Marcos apresenta a comissão em uma frase curta: ‘Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’ (Mc 16:15). Como em Mateus, o verbo ir, em grego, é um particípio que não indica a tarefa, mas o movimento necessário para cumpri-la. A missão em si é expressa pelo verbo grego kērusso, usado aqui no modo imperativo. Kērusso significa ‘proclame em voz alta, anuncie, pregue’. Marcos usa esse termo catorze vezes, mais do que qualquer outro evangelho. A igreja deve proclamar o evangelho.”1

“Durante o ministério de Jesus, os doze apóstolos tinham sido enviados não aos gentios, mas apenas ‘às ovelhas perdidas da casa de Israel’ (Mt 10:6, ARC). Então, eles foram enviados ‘por todo o mundo’ e ‘a toda criatura’. Os onze apóstolos sozinhos jamais poderiam anunciar o evangelho a todo o mundo, e muito menos ‘a toda criatura’ que vivia no mundo. Uma tarefa com essa dimensão mundial exige a participação de toda a igreja. Ela é confiada a todos os crentes em Jesus em todos os tempos. Isso inclui você e eu.”1

“5. Leia Apocalipse 14:6-12. Como esses versos descrevem a missão mundial da igreja?”1 “6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição. 9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, 10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:6-12 RA)2. A igreja deve pregar o evangelho eterno a todo mundo, a cada tribo, língua e povo. E anunciar que todos devem temer a Deus pois é chegada a hora de seu juízo, além de mostra a queda da babilónia espiritual e as consequências de sua apostasia. Devendo a igreja se caracterizar em guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

“Pregar o evangelho a toda criatura, no entanto, não significa automaticamente que todos o aceitarão. Somente ‘quem crer e for batizado será salvo’ (Mc 16:16). Devemos pregar com entusiasmo, esperando que cada ouvinte aceite o convite de Jesus. No entanto, temos que estar cientes de que muitos não aceitarão a Palavra, como a imagem da porta estreita mostra claramente (Mt 7:13, 14).”1

6. Que garantia temos de que essa missão mundial pode e será cumprida? “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (Mateus 24:14 RA)2. A garantia se encontra nas palavras de Jesus quando afirma que o evangelho será de fato pregado a todo mundo.

“Há um paralelismo encorajador entre Marcos 16:15 e Mateus 24:14. Ambos os textos se referem à proclamação do evangelho a todo o mundo. Enquanto a primeira passagem apresenta a missão de pregar, a segunda mostra a promessa de Jesus de que a missão será realmente cumprida.”1

“Cristo ‘tomou plenas medidas para a sequência da obra, assumindo, Ele mesmo, a responsabilidade do êxito dela. Enquanto Lhe obedecessem à palavra e trabalhassem em ligação com Ele, não poderiam falhar’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 822). A pergunta, então, que precisamos fazer a nós mesmos é: Estamos dispostos a ser usados por Ele nessa causa?”1

Quita-feira, 28 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos