Cristo, o Criador do sábado

Lições da Bíblia

“1. O que os textos a seguir indicam sobre o papel de Jesus na criação? Por que isso é tão importante, especialmente quando se considera a origem do sábado?”1  “1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3 RA)2; “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Colossense 1:16 RA)2; “1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” (Hebreus 1:1-2 RA)2. No princípio Cristo fez todas as coisas, Ele é o criador, inclusive do sábado instituído no sétimo dia da semana da criação da terra, dia no qual descansou de toda a obra que havia feito.

“João começou seu evangelho com a famosa declaração: ‘No princípio era o Verbo [...] Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez’ (Jo 1:1-3). João e Paulo não deixam dúvidas quanto ao papel de Cristo na criação. Deus o Filho, Jesus Cristo, criou todas as coisas: ‘NEle, foram criadas todas as coisas, nos Céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis. [...] Tudo foi criado por meio dEle e para Ele’ (Cl 1:16, 17). Por meio de Cristo, Deus fez o Universo, incluindo nosso sistema solar, a Terra e tudo que nela há, animado e inanimado.”1

“Cristo, que devia ser Redentor do homem, foi também seu Criador. E ali mesmo, no fim da semana da criação, o Senhor nos deu um dia de descanso. ‘Por haver o sábado sido feito para o homem, é o dia do Senhor. Pertence a Cristo. [...] Uma vez que Ele fez todas as coisas, fez também o sábado. Esse dia foi por Ele posto à parte como lembrança da criação’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 288).”1

“O mesmo Deus que criou a humanidade com a necessidade de descansar também proveu o meio para o descanso: um dia em que os seres humanos devem deixar de lado os trabalhos e os problemas semanais e repousar nEle, o Criador. Depois de terminar a criação, Ele mesmo descansou no sétimo dia, não porque estivesse cansado, mas, a fim de abençoar e santificar o sábado e nos dar um exemplo a seguir. Ele também descansou no sábado quando terminou Sua obra de redenção na cruz, não porque precisasse disso, mas, para (entre outras coisas) confirmar o perpétuo valor do sábado. Cristo, que convida os seres humanos agitados a repousar nEle (Mt 11:28, 29), convida-nos a descansar de maneira especial a cada sábado.”1

“A guarda do sábado nos liga à criação da Terra, ao próprio fundamento da nossa existência. Haveria melhor momento do que o sábado para meditar sobre esta importante questão: O que estou fazendo com a existência que Deus me deu?”1

Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 07 de setembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos