Tiago e o evangelho

Lições da Bíblia

“‘Infelizmente, talvez por causa da influência de Lutero, muitos cristãos têm sido incapazes de ver a mensagem importante da epístola de Tiago. Sem diminuir a contribuição de Lutero para a igreja de seu tempo, devemos lembrar que ‘a Reforma não terminou com Lutero. [...] Ela haverá de prosseguir até a conclusão da história terrestre’, porque ‘graves erros’ foram perpetuados pelos reformadores e muitas verdades importantes ainda deviam ser reveladas’ (Ellen G. White, História da Redenção, p. 353).”1

“Por isso, a necessidade do Grande Despertamento com Jonathan Edwards, George Whitefield – e os irmãos Wesley, que deram origem ao movimento metodista e sua ênfase no papel vital da santidade na vida cristã. A obra da reforma continuou com o Segundo Despertamento, por meio do qual Deus levantou os adventistas do sétimo dia para proclamar a ‘mensagem do terceiro anjo’. Essa proclamação mundial culmina com o testemunho de um povo cheio do Espírito Santo, que guarda ‘os mandamentos de Deus e a fé em Jesus’ (Ap 14:12).”1

“4. Leia Tiago 1:3; 2:5, 22, 23; 5:15. De que maneira essas passagens mostram a atuação da fé? O que significa viver pela fé? Por que a fé é mais do que apenas aceitar intelectualmente certas verdades?”1sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tiago 1:3 RA)2; “5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? [...] 22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.” (Tiago 2:5, 22, 23 RA)2; “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tiago 5:15 RA)2. A fé operante produz perseverança, esperança e obras com fruto do Espírito. Viver pela fé é viver confiante na graça de Deus e fazendo a Sua vontade. A fé não é uma mera convicção intelectual, é a certeza corroborada em ações fruto da obediência.

“Alguns podem se surpreender com o fato de que Tiago se refira a crença e fé dezenove vezes nessa breve carta, mais do que suas referências a obras e justificação combinadas! Na verdade, a importância da fé é enfatizada logo no início do primeiro capítulo em conexão com provações e súplica por sabedoria (v. 3, 6). Isso mostra que Tiago não estava apenas escrevendo a crentes, mas que ele esperava que eles tivessem certa qualidade de fé. Como veremos, o simples ato de crer é de pouco proveito; a verdadeira fé tem certas credenciais reconhecíveis. Ou seja, a verdadeira fé será revelada na vida e no caráter dos cristãos.”1

“Que coisas você faz diariamente que revelam a qualidade e realidade de sua fé? Como você pode mostrar a realidade de sua fé, mesmo nas “pequenas” coisas?”1

Terça-feira, 30 de setembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos