O outro lado da fé

Lições da Bíblia

“5. Leia Tiago 1:6-8. O que ele está nos dizendo nesse texto?”1 “6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:6-8 RA)2. Tiago está nos dizendo que não podemos pedir sem fé, se duvidarmos Deus não nos atenderá.

“A palavra diakrinomenos, traduzida como ‘duvidar’, refere-se a ser interiormente dividido. Isso nos ajuda a entender sua relação com a inconstância. Vemos um claro exemplo disso em Cades-Barneia. Ali, Israel se defrontou com uma escolha: avançar pela fé ou se rebelar contra o Senhor. Por incrível que pareça, eles escolheram a rebelião e quiseram voltar para a escravidão do Egito. Quando Deus interveio e anunciou por intermédio de Moisés que eles morreriam no deserto, de repente o povo ‘acreditou’! Eles disseram: ‘Subiremos ao lugar que o Senhor prometeu, pois cometemos pecado’ (Nm 14:40).”1

“‘Agora pareciam arrepender-se sinceramente de sua conduta pecaminosa; mas entristeciam-se por causa do resultado de seu mau caminho, em vez de o ser pela intuição de sua ingratidão e desobediência. Quando viram que o Senhor não Se abrandava em Seu decreto, surgiu de novo sua obstinação, e declararam que não voltariam ao deserto. Ordenando-lhes que se retirassem da terra de seus inimigos, Deus pusera à prova a sua aparente submissão, e demonstrara que a mesma não era real’ (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 391).”1

“6. Leia Lucas 17:5, 6. O que Jesus está nos dizendo sobre fé?”1 “5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. 6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.” (Lucas 17:5-6 RA)2. Se tivermos fé, mesmo que pequena, ela nos possibilitará grandes resultados.

“Quando os discípulos pediram mais fé, Jesus disse que a fé do tamanho do grão de mostarda era o bastante. O que conta é se a nossa fé é viva e crescente, e isso pode e vai acontecer somente à medida que continuarmos a exercer essa fé, ao estender a mão para Deus e confiar nEle em todas as situações.”1

“Mas, às vezes, a dúvida atrapalha. Nosso mundo nos bombardeia com dúvida e ceticismo; ninguém está imune. Tudo o que podemos fazer é orar enquanto enfrentamos esses desafios, relembrando a fidelidade de Deus no passado e confiando nEle para o nosso futuro.”1

“Que motivos você tem para confiar em Deus e em Suas promessas e viver pela fé? Pense neles, medite sobre eles, e sua fé vai aumentar.”1

Quarta-feira, 08 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos