Quando a cobiça concebe

Lições da Bíblia

“3. Leia Tiago 1:13-15. Quando a tentação se torna pecado?”1 “13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1:13-15 RA)2. Quando sedemos a nossa cobiça e em nossa mente planejamos a ação pecaminosa.

“Várias palavras gregas são usadas nessa passagem para descrever como o pecado começa, e todas elas estão ligadas ao parto. Quando um desejo errado é nutrido, o pecado é ‘concebido’, como um bebê no útero. ‘O pecado, quando está completamente desenvolvido, gera a morte’ (Tg 1:15, tradução literal do autor).”1

“O quadro é paradoxal. O processo que deveria dar vida resulta somente em morte (compare com Rm 7:10-13). O pecado, como o câncer, assume o controle e consome seu hospedeiro. Todos nós sabemos disso, pois todos fomos arruinados pelo pecado. Nosso coração é mau, e não podemos mudá-lo.”1

“4. Leia Gênesis 3:1-6. A experiência de Eva ilustra vividamente o conflito com o pecado. Que passos a levaram ao pecado?”1 “1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.1 “A) Ouviu a pergunta distorcida da serpente. B) Corrigiu as palavras da serpente. C) Ouviu a palavra da serpente que contradizia a Palavra de Deus. D) Desconfiou de Deus e confiou na serpente. E) Cobiçou o fruto proibido e a experiência proibida. F) Pegou o fruto e o comeu.”1

“Em sua raiz, o pecado começa quando desconfiamos de Deus. Satanás, usando o mesmo método pelo qual ele enganou um terço dos anjos (Ap 12:4, 7-9), levantou dúvidas na mente de Eva sobre o caráter de Deus (Gn 3:1-5). O pecado não era aproximar-se da árvore proibida, mas tomar do fruto e comê-lo. Mesmo assim, pensamentos errados parecem ter precedido seu ato pecaminoso (Gn 3:6). Ela aceitou as sugestões de Satanás.”1

“O pecado sempre começa na mente. Como Eva, podemos pensar sobre os supostos ‘benefícios’ da transgressão. Então, a imaginação e os sentimentos começam a assumir o controle. Logo mordemos a isca e caímos em pecado.”1

“Muitas vezes nos perguntamos como isso poderia acontecer. A resposta é fácil: nós deixamos isso acontecer. Ninguém nos obrigou a pecar.”1

“‘Mediante oração fervorosa e fé viva podemos resistir aos ataques de Satanás, e manter nosso coração limpo da impureza. A mais forte tentação não é desculpa para o pecado. Por maior que seja a pressão exercida sobre a pessoa, a transgressão é ato nosso. Não está no poder da Terra nem do inferno compelir alguém a pecar. A vontade tem que consentir, o coração deve ceder, do contrário a paixão não pode dominar a razão, nem a iniquidade triunfar sobre a justiça’ (Ellen G. White, ‘Privilégios e Deveres Cristãos’, Signs of the Times, 4 de outubro de 1883).”1

A Cesta Básica Espiritual para 2015 inclui Bíblias, meditações diárias para todas as idades, lições da Escola Sabatina impressas, Lições da Escola Sabatina digitais, ou as duas versões combinadas.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos