Salvos pelo acolhimento da Palavra

Lições da Bíblia

“8. Leia Tiago 1:21. Qual é a função da ‘Palavra’ na vida do cristão?” “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” (Tiago 1:21 RA)2. A função da Palavra é salvar.

“Esse verso conclui tudo o que foi dito até aqui sobre fé e salvação. É um apelo para pôr de lado toda impureza e separar-nos da maldade. A ordem para que nos ‘despojemos’ [deixar ou rejeitar] é usada em sete de nove vezes no Novo Testamento com referência a se desligar dos maus hábitos que não têm lugar em uma vida submetida a Cristo (Rm 13:12; Ef 4:22, 25; Cl 3:8; Hb 12:1; 1Pe 2:1). Ela pode se referir também a tirar roupas (At 7:58), de modo que a retirada do nosso ‘trapo da imundícia’ do pecado (Is 64:6) pode estar implícita. De fato, a palavra original para imundícia, na carta de Tiago, refere-se às ‘roupas velhas e sujas’ dos pobres (NVI), em contraste com as roupas limpas e luxuosas dos ricos (Tg 2:2). Como Jesus, Tiago reprova a tendência humana de se preocupar muito com a aparência exterior, porque Deus está preocupado, sobretudo, com a condição do nosso coração.”1

“Na tradução grega do Antigo Testamento, a palavra imundo (ryparos) é usada apenas em uma passagem: Zacarias 3:3, 4, onde Josué, o sumo sacerdote, representa o Israel corrompido. Deus tira as vestes imundas do sumo sacerdote e o veste com roupas limpas, simbolizando o perdão e a purificação de Israel.”1

“Essa cena é muito diferente da imagem cristã popular na qual Jesus coloca um manto branco e limpo sobre as roupas sujas, imundas do pecador. Quem faria isso na vida real? Ninguém põe roupas limpas em cima de roupas sujas. Da mesma forma, em Zacarias, as vestes sujas são removidas antes que o manto limpo seja colocado. Isso não significa que devemos estar sem pecado antes de podermos ser vestidos com a justiça de Cristo. Se isso fosse verdade, quem poderia ser salvo? Isso também não quer dizer que, depois de aceitar Jesus, perderemos a salvação se cairmos em pecado. Em vez disso, significa que devemos nos entregar completamente a Ele, escolhendo morrer diariamente para nossos velhos caminhos pecaminosos e permitir que Ele nos crie à Sua imagem. Então, a perfeita veste da justiça de Cristo nos cobrirá.”1

“Leia novamente Tiago 1:21. Você está procurando aplicar profundamente esse texto à sua vida? O que significa ‘enxertar’ [implantar] a Palavra em seu coração, e como você pode fazer isso?”1

Incentive seus amigos a ter a assinatura da lição da Escola Sabatina para toda a família e a adquirir a meditação diária para 2015. Faça seu pedido até 19 de outubro e receba sua lição em casa todos os trimestres.

Quinta-feira, 16 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos