Tiago e Jesus

Lições da Bíblia

“Tiago teve a oportunidade de observar Jesus em Sua infância, juventude e idade adulta. Então, em algum momento, ele não apenas acreditou em Jesus como Messias, mas se tornou líder dos cristãos em Jerusalém. No entanto, Tiago não chama a si mesmo de irmão, mas de ‘servo’ (Tg 1:1) de Jesus. Ele aprendeu claramente a humildade e a verdadeira sabedoria. Não surpreende que esses também sejam temas importantes de sua carta (Tg 1:9-11, 21; 3:13-18; 4:6-10).”1

“7. Compare as seguintes passagens e resuma o que elas têm em comum: Tg 1:22; Mt 7:24-27; Tg 3:12; Mt 7:16; Tg 4:12; Mt 7:1.”1Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22 RA)2; "24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:24-27 RA)2; “Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.” (Tiago 3:12 RA)2; “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mateus 7:16 RA)2; “Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?” (Tiago 4:12 RA)2; “Não julgueis, para que não sejais julgados.” (Mateus 7:1 RA)2. Elas possuem em comum a ação, indicando que a fé deve ser sequenciada por ações que corroborem aquilo que cremos. No entanto não devemos julgar a ninguém, pois Deus julgará a todos.

“A afinidade entre a carta de Tiago e os ensinamentos de Jesus e, particularmente, o Sermão da Montanha, tem sido amplamente reconhecida. ‘A profunda influência de Jesus fundamenta todo o ensinamento de Tiago’ (Peter H. Davids, The Epistle of James [A Epístola de Tiago]; Grand Rapids, Michigan; Eerdmans Publishing Co., 1982, p. 50).”1

“A partir de uma cuidadosa comparação de Tiago com os Evangelhos, parece que essa carta não é dependente de nenhum deles. Em vez disso, Tiago escreveu a partir de um conhecimento íntimo e pessoal dos ensinamentos de Jesus, que sempre inspirou a fé em Seus ouvintes e os desafiou a exercê-la.”1

“Ao estudar o livro de Tiago neste trimestre, encontraremos uma abordagem muito semelhante. Tiago não se contentava com uma fé fraca, infrutífera ou vacilante. Como veremos na próxima semana, a fé domina a primeira parte do livro, e o apóstolo mostra como essa qualidade fundamental sustenta um relacionamento vital com Cristo.”1

“Pense na qualidade e realidade de sua fé. Ela é real e profunda? Ela o habilita a viver como cristão? O que você poderia realizar, e que escolhas pode fazer para melhorar a qualidade e profundidade de sua fé?”1

Quinta-feira, 02 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos