Toda boa dádiva e todo dom perfeito

Lições da Bíblia

Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:16, 17).1

“Embora o pecado gere a morte, Deus é a fonte da vida. Ele é o ‘Pai das luzes’ (Tg 1:17), uma referência à criação (Gn 1:14-18). Deus nos gera para uma nova vida, que é o maior presente que podemos obter ‘do alto’ (compare Tg 1:17 com Jo 3:3).”

“Assim como Paulo, que fala da salvação como resultado da graça de Deus (Rm 3:23, 24; Ef 2:8; 2Tm 1:9), Tiago 1:17 chama a salvação de ‘dádiva’. Além disso, no verso seguinte, ele deixa claro que a salvação, esse novo nascimento, é resultado do propósito e vontade de Deus para nós: ‘Segundo o Seu querer, Ele nos gerou pela palavra da verdade’ (Tg 1:18). Isto é, Deus quer que sejamos salvos. Sempre foi Sua vontade, mesmo antes de existirmos, que tivéssemos salvação e uma nova vida agora e por toda a eternidade.”

“5. Como a representação de Tiago acerca do novo nascimento se compara com as descrições feitas por Paulo e Pedro?” “5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” (Tito 3:5-7 RA)2; “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.2. (1 Pedro 1:23 RA). Todas boas obras de justiça provem do alto, são dádivas de Deus aos homens. O novo nascimento é abra de Deus para a redenção humana, pela fé em nos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo somos salvos e produzimos o fruto do Espírito.

“Jesus, Paulo, Pedro e Tiago ligam a salvação com o novo nascimento. Todo o propósito de Deus no plano da redenção é religar com o Céu os seres humanos feridos e quebrantados pelo pecado. O abismo era tão grande e tão amplo que nada que os seres humanos fizessem jamais poderia superá-lo. Somente a Palavra de Deus em forma humana, Jesus, poderia reconectar o Céu à Terra. Unicamente a Palavra inspirada (2Tm 3:16) é capaz de comunicar vida espiritual àqueles cujo coração está aberto para receber a dádiva.”

“Em suma, nosso ‘Pai das luzes’ nos ama tanto que, mesmo indignos como somos, Ele nos dá ‘toda boa dádiva e todo dom perfeito’ (Tg 1:17), e o melhor de todos os dons: Jesus e o novo nascimento que Ele oferece.”

“Quais são os dons que você recebeu ‘do alto’? Por que é tão importante refletir sobre eles? O que acontece quando não fazemos isso?”

No dia 19 de outubro, domingo, a Casa Publicadora Brasileira e todas as suas livrarias realizarão um plantão especial para receber os pedidos da Cesta Básica Espiritual para 2015. Divulgue essa informação em sua igreja.

Terça-feira, 13 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos