A fé de Abraão

Lições da Bíblia

“6. Leia Tiago 2:21-24 e compare com Romanos 4:1-5, 22-24. Como a fé de Abraão é descrita nesses textos e em que se baseia a justificação?”1 “1 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. 3 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. 4 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. 5 Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. [...] 22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. 23 E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, 24 mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,” (Romanos 4:1-5, 22-24 RA)2. Abraão não foi justificado por obras e sim pela fé, semelhantemente nós também somos justificados pelos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo.

“Curiosamente, Tiago e Paulo citam Gênesis 15:6, mas parecem chegar a conclusões opostas. De acordo com Tiago, Abraão foi justificado pelas obras, mas Paulo, em Romanos 4:2, parece negar explicitamente essa possibilidade (compare com Tg 2:24).”1

“Porém, o contexto imediato de Romanos 4 tem que ver com a seguinte questão: A circuncisão é necessária para a justificação? Isto é, se os gentios tinham que se tornar judeus a fim de ser salvos (Rm 3:28-30). Paulo mostra que a fé de Abraão, não a sua ‘obra’ de ser circuncidado, foi a base da justificação, porque Abraão creu mesmo antes de ter sido circuncidado. Abraão foi circuncidado depois, como um sinal externo de sua fé interior (Rm 4:9-11). Mas as obras sozinhas, até mesmo a circuncisão, não são suficientes para a justificação, porque somente aqueles ‘que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai’ (Rm 4:12, ARC), serão justificados.”1

“É essa ênfase realmente tão diferente da de Tiago? Em seguida, Paulo usa a mesma “prova” de fé de Abraão que Tiago usou (Rm 4:17-21). Abraão creu que Deus poderia ressuscitar Isaque porque Ele ‘vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem’ (Rm 4:17; compare com Hb 11:17-19). Paulo também define a fé salvadora como estar ‘plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera’ (Rm 4:21). Em suma, a fé que acredita no cumprimento das promessas de Deus e confia obedientemente em Sua Palavra é uma fé salvadora. Essas obras não são ‘obras da lei’, mas ‘obras da fé’. Ou, como Tiago diz: ‘Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou’ (Tg 2:22).”1

“Muitos enfatizam a importância da fé e obras, mas mesmo isso separa os dois, pelo menos até certo ponto. A verdadeira fé é ‘a fé que atua pelo amor’ (Gl 5:6). Boas obras não são apenas o sinal externo da fé, mas a atuação da fé. A confiança de Abraão no Deus que criou toda a vida o motivou a obedecer ao oferecer seu único filho, Isaque. De acordo com Tiago, é pela obediência que a fé se aperfeiçoa.”1

“Em sua experiência, as obras (ou a falta delas) afetam sua fé? Por outro lado, como sua fé influencia suas obras?”1

Quarta-feira, 05 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos