A “fé” dos demônios

Lições da Bíblia

“Se as obras não estão presentes, há apenas uma outra maneira de ‘provar’ a autenticidade da nossa fé: pela ortodoxia. Se acredito nas coisas certas, então devo ter fé, certo?”1

“4. Leia 2 Coríntios 4:2; 1 Timóteo 2:4; Tiago 5:19, 20; 1 Pedro 1:22 e 1 João 3:18, 19. O que essas passagens dizem sobre a importância do conhecimento da verdade?” “pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.” (2 Coríntios 4:2 RA)2; “nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.” (1 Timóteo 2:4 RA)2; “19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, 20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” (Tiago 5:19 RA)2; “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1 Pedro 1:22 RA)2; “18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. 19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração;2. (1 João 3:18-19 RA)2. “Deus quer que conheçamos a verdade; devemos demonstrar e anunciar a verdade pura; nossa missão é salvar pessoas que se afastaram da verdade; O Espírito nos purifica por meio da obediência à verdade; os que seguem a verdade, amam de verdade.”1

“Não há dúvida de que um conhecimento intelectual da verdade tem seu lugar, um lugar muito importante. No entanto, esse conhecimento, por si só, não é suficiente para provar que uma pessoa tem fé salvadora.”1

“5. Que advertência encontramos em Tiago 2:19 sobre um falso conceito do que é a verdadeira fé?” “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” (Tiago 2:19 RA)2. O fato de cremos não é relevante se não praticarmos a verdade revelada por Deus. Esse tipo de fé á comparada a fé dos demônios que mesmo credo em Deus são desobedientes a Sua vontade.

“A declaração mais fundamental de fé no Antigo Testamento é Deuteronômio 6:4: ‘Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.’ Conhecido como Shemá (porque essa é a palavra hebraica com a qual ela começa), essa declaração resume bem a crença em um único Deus. Qualquer outro ensinamento bíblico flui dessa verdade básica.”1

“Mas até mesmo os demônios creem nessa verdade. Sem dúvida, eles sabem disso! No entanto, que proveito isso tem para eles? Eles tremem na presença de Deus, como fizeram quando confrontados por Jesus e receberam a ordem de sair de suas vítimas (Mc 3:11; 5:7).”1

“Uma fé intelectual que não tem efeito sobre nossa maneira de agir é inútil; na verdade, é a mesma fé que têm os demônios, que estão ativamente atuando para nos enganar com falsas doutrinas e mentiras. Como aconteceu com Israel no tempo de Jesus, os demônios incentivarão as pessoas a acreditar em seus enganos apoiados no desejo de suas vítimas de manter o comportamento impuro e injusto: ‘Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios’ (1Tm 4:1).”1

“A fé deve ser manifestada em nossa vida, ou então não é uma fé salvadora; em vez disso, é “a fé dos demônios”, e essa fé não nos salvará.”1

Terça-feira, 04 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos