A submissão a Deus

Lições da Bíblia

“‘Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós’ (Tg 4:7). Observe a sequência das ordens no texto. Se tentarmos resistir ao diabo em nossa própria força, que chance temos de sucesso? Quando sete exorcistas judeus tentaram expulsar um demônio de um homem possesso usando os nomes de Jesus e de Paulo como uma espécie de fórmula mágica, o endemoninhado os subjugou de tal maneira que fugiram nus e sangrando (At 19:13-16). Assim, precisamos nos submeter a Deus e à Sua vontade, a fim de resistir ao diabo. Na verdade, ao dar exatamente esse passo, estamos resistindo ao diabo.”1

“Ao mesmo tempo, não devemos supor que os primeiros leitores da carta de Tiago não se haviam submetido a Deus anteriormente. Evidentemente, Tiago escreveu para crentes professos. Então, talvez precisemos pensar mais em termos de submeter-nos a Deus diariamente e resistir ao diabo sempre que nos depararmos com suas tentações.”1

“7. Leia Tiago 4:8-10. Que ordens Tiago dá, e de que modo elas estão inter-relacionadas? Como estão ligadas à submissão a Deus?” “8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:8-10 RA)2Aproximem-se de Deus; purifiquem as mãos, deixando de viver na prática do pecado; purifiquem o coração dividido entre as coisas de Deus e as coisas do mundo; em vez de se alegrar, chorem e se entristeçam; humilhem-se diante de Deus e Ele os exaltará.”1

“Nesses versos, o apelo para mudar é o clímax de tudo o que Tiago diz desde o capítulo 3:13. Na passagem que estudamos nesta semana, há contrastes entre a sabedoria celestial e a sabedoria demoníaca, e entre os soberbos que se exaltam, como fez o diabo (Is 14:12-14) e os humildes que se submetem a Deus e se humilham. Há também uma acusação de infidelidade à aliança com Deus (Tg 4:4), e é repetida a acusação de que os cristãos tinham a ‘mente dividida’ (Tg 4:8; compare com Tg 1:8, NVI). Portanto, o chamado para se submeter a Deus vai além da advertência moralista; ele está chamando os pecadores ao arrependimento, como Jesus fez (Lc 5:32).”1

“Como devemos nos arrepender? Tiago apresenta os passos (com base no Salmo 24:3-6): (1) aproxime-se de Deus, e Ele Se aproximará de você; (2) purifique suas mãos e seu coração (ou seja, ações e pensamentos); (3) Entristeça-se, lamente-se e chore por suas falhas, percebendo mais uma vez que sua necessidade é seu único argumento para reivindicar a graça de Deus.”

“‘Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará’ (Tg 4:10). O que significa isso? Como você pode se humilhar? Como devemos imitar a humildade que Jesus revelou?”

Quinta-feira, 20 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos