Bênção e maldição

Lições da Bíblia

“6. Leia Tiago 3:9-12. Que verdade Tiago ilustra com a fonte, a figueira e a videira?”1 “9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.” (Tiago 3:9-12 RA)2. De uma fonte pura não deve sair impurezas, assim como uma mesma árvore não pode produzir frutos diferentes um do outro. Semelhantemente o cristão não deve ser contraditório em seu testemunho vivendo uma vida dupla onde o pecado e piedade se misturam.

“A ideia de bênção e maldição saindo da boca de um cristão é preocupante, para dizer o mínimo. E quanto a assistir durante a semana a programas de televisão ou filmes cheios de palavrões e obscenidade e ir à igreja no sábado para ouvir a Palavra de Deus? E quanto a alguém que fala a verdade e maravilhosas palavras sobre Jesus, mas depois conta piadas sujas? Essas imagens devem ser espiritualmente preocupantes, porque são contrárias ao que sabemos ser o certo. A mesma boca que louva a Deus depois conta uma piada de mau gosto? O que há de errado com esse contraste?”1

“Tiago usa a imagem de uma fonte. A qualidade da água depende de sua fonte, e a raiz determina o fruto (compare com Mt 7:16-18). Da mesma forma, se a Palavra de Deus é implantada em nós, sua atuação será evidente em nossa vida. Compreender essa verdade nos liberta do fardo de ‘provar’ nossa fé. A religião pura está enraizada na fé, que prova a si mesma, assim como a fonte de água pura não precisa de outra prova além da água que dela flui naturalmente.”1

“Ao mesmo tempo, porém, pode-se perguntar: ‘Se tirássemos uma fotografia de certos dedicados seguidores de Deus em momentos difíceis de sua experiência (Moisés matando o egípcio, Davi com Bate-Seba), não poderíamos questionar legitimamente sua fé?’”1

“A vontade de Deus é que não pequemos (1Jo 2:1). No entanto, desde a queda de Adão e Eva, se pecássemos, Deus havia feito provisão para nosso perdão, com base na fé no sacrifício prometido (Sl 32:1, 2). No entanto, permanece o fato de que o pecado traz tristeza, enquanto a obediência traz bênção. Moisés passou 40 anos cuidando de ovelhas para desaprender a educação que o levou a matar, e Davi sofreu a morte da criança que Bate-Seba deu à luz, bem como uma casa dividida que ameaçou o reino até o fim de sua vida. É verdade que podemos ser perdoados depois de cometer pecados; o problema, porém, é que muitas vezes as consequências desses pecados podem permanecer, geralmente com resultados devastadores não apenas para nós mesmos, mas para os outros também. É muito melhor estar de joelhos pedindo o poder para vencer do que ter de pedir perdão depois e, então, suplicar que os danos sejam mantidos sob controle.”1

Quinta-feira, 13 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos