Dois tipos de sabedoria

Lições da Bíblia

“2. Leia Tiago 3:15, 16. Como ele descreve a sabedoria do mundo? De que forma geralmente essa ‘sabedoria’ se manifesta no mundo, e até mesmo na igreja?”1 “15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. 16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.” (Tiago 3:15-16 RA)2. A sabedoria terrena é animal e demoníaca, e se manifesta em inveja, sentimento faccioso, confusão e toda espécie de coisas ruins.

“A sabedoria que temos naturalmente é ‘terrena’, e mesmo ‘demoníaca’, e destituída do Espírito. Isso não deve ser muito surpreendente. Há muito tempo, Salomão falou sobre o ‘caminho que ao homem parece direito’ como sendo ‘caminhos de morte’ (Pv 14:12; 16:25). Em essência, essa sabedoria é destrutiva. Se inveja e ambição egoísta são cultivadas e expressas, o resultado natural será desordem e dissensão, semelhante à situação em Corinto (em 2Co 12:20, várias das mesmas palavras são usadas).”1

“3. Leia Tiago 3:17, 18; João 3:3-7; Colossenses 3:1, 2. O que esses textos dizem sobre a sabedoria ‘celestial’?” “17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. 18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” (Tiago 3:17-18 RA)2; “3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (João 3:3-7 RA)2; 1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Colossenses 3:1, 2 RA)2. A sabedoria divina é primeiramente pura depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Essa sabedoria só pode ser vivenciada por pessoas que nasceram de novo, que nasceram da água e do espírito, estas pessoas buscam as coisas lá do alto.

“Embora Tiago não se refira diretamente ao Espírito Santo, a ideia do novo nascimento está claramente presente. O apóstolo parece preferir, em vez disso, a metáfora agrícola da semeadura e produção de frutos, talvez com base nas parábolas de Jesus que se referem à Palavra sendo ‘semeada’ no coração das pessoas que ouvem a mensagem do evangelho (Mt 13:3-9, 18-23). A sabedoria celestial é ‘plena de misericórdia e de bons frutos’. Como vimos, apesar da ênfase de Tiago sobre a obediência e boas obras como fruto da fé, a misericórdia triunfa, mesmo no juízo (Tg 2:13). Em outras palavras, o verdadeiro sábio não será apenas manso e humilde como Jesus, mas também pacífico, gentil, misericordioso e clemente, disposto a ignorar os defeitos dos outros, e não será exigente nem crítico para com eles.”

“Até que ponto a sabedoria do mundo, em contraste com a sabedoria do Céu, influencia seu modo de viver?”

Segunda-feira, 17 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos