Poder da palavra

Lições da Bíblia

“‘Todos tropeçamos em muitas coisas’ (Tg 3:2). Esse é um reconhecimento animador, especialmente considerando a ênfase de Tiago no comportamento! Ainda assim, nosso reconhecimento do ‘real’ não precisa ofuscar nossa crença no ideal de Deus para nós como Seus representantes na Terra.”1

“‘Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo’ (v. 2). A forma da condição em grego significa que existe a possibilidade real de não tropeçar em palavra. A importância das palavras dificilmente pode ser superestimada. Pensamentos levam a palavras, que por sua vez levam a ações. Palavras também reforçam o que pensamos. Assim, elas influenciam não apenas o que fazemos, mas também o que os outros fazem. Estamos interligados por meio da linguagem.”1

“O texto desta semana contém várias ilustrações do poder da língua. As três primeiras enfatizam como algo pequeno pode ter enormes consequências: rédea e freio podem dirigir um cavalo, um leme pode guiar um navio, e uma faísca pode incendiar uma floresta.”1

“2. Quais modelos positivos de ‘poder da palavra’ encontramos na Bíblia?” “6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6:6 RA)2; “O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao SENHOR, teu Deus, o que falaste com a tua boca.” (Deuteronômio 23:23 RA)2; “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.” (Salmo 40:3 RA)2; “20 Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco. 21 Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos.” (Provérbios 10:20-21 RA)2; “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Provérbios 12:25 RA)2; “6 Não babujeis, dizem eles. Não babujeis tais coisas, porque a desgraça não cairá sobre nós. 7 Tais coisas anunciadas não alcançarão a casa de Jacó. Está irritado o Espírito do SENHOR? São estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente;” (Malaquias 12:6-7 RA)2; “Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José?” (Lucas 4:22 RA)2; “6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.” (Romanos 10:6-8 RA)2. “Devemos ter a Palavra de Deus em nosso coração e ensiná-la aos nossos filhos em todos os momentos; precisamos cumprir os votos que fazemos a Deus; nosso louvor leva outros a confiar em Deus; os lábios dos justos beneficiam muitas pessoas, mas os tolos morrem por falta de sabedoria; a Palavra de Cristo impressiona nosso coração e nossas palavras devem confessar que Ele é o Senhor.1

“As crianças são impressionáveis, mas, como árvores que se tornam mais resistentes e firmes, elas resistem cada vez mais a mudanças à medida que envelhecem. Em certo sentido, somos todos professores, seja em casa ou na igreja. Uma vez que nossas palavras têm tanto poder, é importante mergulhar nossos pensamentos na Palavra de Deus no início do dia. Afinal, o que alimenta nossos pensamentos e palavras: o Espírito de Deus ou outra fonte? Não devemos subestimar as enormes mudanças possíveis por meio da Palavra de Deus (Sl 33:6; 2Co 4:6), ao contrário de outras fontes.”1

“As palavras são tão potencialmente poderosas que, com apenas algumas frases, você pode devastar uma pessoa, talvez para o resto da vida. Por outro lado, palavras positivas podem elevar alguém por toda a existência.”1

“Se você tivesse dinamite nas mãos, quanto cuidado teria? O que sua resposta diz sobre a maneira pela qual você lidaria com as palavras, algo mais poderoso que dinamite?”1

Segunda-feira, 10 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos