Culpando a vítima

Lições da Bíblia

“Quando alguém faz algo errado, a tendência natural é tentar fugir da responsabilidade. Muitas vezes, as pessoas tentam fazer isso transferindo a responsabilidade para outro, incluindo a pessoa que tenha sido prejudicada. Assassinos se justificam alegando legítima defesa ou culpando sua educação. Ao dizer que foram seduzidos, os autores de violência sexual culpam a vítima. Maridos e mulheres que se divorciam tipicamente culpam o outro pelo casamento fracassado. Os culpados de assassinar os mártires da fé cristã culparam os mártires, acusando-­os de heresia. De fato, Jesus alertou Seus discípulos: ‘Vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus’ (Jo 16:2). Na verdade, acreditamos que Tiago também tenha sido morto por causa de sua fé.”1

“Diante disso, as palavras de Tiago 5:6 têm ainda mais importância: ‘Tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.’ Você já condenou outros e depois percebeu que estava errado?”1

“6. Leia a última frase de Tiago 5:6. Devemos deixar que as pessoas nos pisem? Quantas brigas você já teria evitado se não tivesse oferecido resistência?”1 Tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência. (Tiago 5:6 RA)2. “Devemos confiar em Deus. Se tivermos que ser prejudicados, devemos acreditar que Deus tem um propósito para isso. Ele julgará e dará a recompensa ao opressor e ao oprimido. Em algumas situações, a paciência e o perdão evitam conflitos desnecessários.”1

“7. O que Jesus quis dizer com ‘voltar a outra face’? (Mt 5:39). Na prática, como devemos fazer isso? Será que essa é realmente uma questão ‘prática’?” “Voltar a outra face é ser diferente do perverso, não buscando vingança e crendo que Deus e as autoridades civis darão a recompensa aos perversos. Não é permitir a agressão, mas impedir que o espírito da violência domine também nosso coração. Quando agimos de modo diferente dos agressores, podemos ser uma influência para que eles sejam transformados.”1

“Como vimos, Tiago tem muita coisa a dizer sobre os ricos e os pobres. Devemos ter em mente, porém, que ele não condena os ricos simplesmente porque são ricos. São suas atitudes e ações que importam para Deus. Da mesma forma, o simples fato de ser economicamente pobre não torna a pessoa mais valiosa para Deus. São os ‘pobres de espírito’ e os ‘ricos em fé’ que serão ‘herdeiros do reino’ (Mt 5:3, ARC; Tg 2:5). Essas qualidades interiores podem não ter nenhuma relação com nossas circunstâncias econômicas específicas. Mas, por outro lado, podem ter, sim. O ‘rico e abastado’ (Ap 3:17) pode ser mais necessitado espiritualmente do que ele pensa. Deus advertiu Israel para se guardar no sentido de que, depois que entrasse na terra prometida e se tornasse próspero, não deveria se esquecer de que todas as coisas boas que desfrutava vinham dEle, incluindo a ‘força para [adquirir] riquezas’ (Dt 8:11-18).”1

Quinta-feira, 04 de dezembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos