Fartos e felizes (por enquanto)

Lições da Bíblia

“5. ‘Tendes vivido regaladamente sobre a Terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança’ (Tg 5:5; ver Ez 16:49 e Am 4:1). O que essas passagens ligam à satisfação luxuosa?”1Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado.” (Ezequiel 16:49 RA)2. “Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, oprimis os pobres, esmagais os necessitados e dizeis a vosso marido: Dá cá, e bebamos.” Amós 4:1 RA)2. “Em lugar de dedicar a vida aos prazeres e luxo, devemos nos abster de oprimir os pobres; nossa missão também é amparar os pequeninos ‘irmãos’ (Mt 25:31-40). A fartura, prosperidade e ociosidade tornaram Sodoma soberba e indiferente em relação aos pobres. Os que seguem na mesma direção, sofrerão o mesmo castigo de Sodoma.”1

“No mundo antigo, prevalecia a noção de que havia uma quantidade fixa de riqueza, o que significava que, se a riqueza de algumas pessoas aumentava, a riqueza de outros tinha que diminuir. Em outras palavras, os ricos só podiam se tornar mais ricos tornando os pobres ainda mais pobres. ‘Criar’ riqueza sem prejudicar a riqueza dos outros, no entanto, parece ser uma ideia relativamente moderna. Alguns chegam a argumentar que, à medida que os ricos ficam mais ricos, eles podem ajudar a tornar os pobres mais ricos também. Por outro lado, considerando que as nações desenvolvidas e aquelas em desenvolvimento competem por recursos cada vez mais escassos, as limitações da criação de riqueza podem parecer mais prementes. Assim, a questão da desigualdade da riqueza ainda prevalece hoje.”1

“Uma das mais famosas histórias de Jesus tratando da questão da desigualdade é a parábola do rico e Lázaro (ver Lc 16:19-31). Na época de Jesus, a maioria das pessoas era bem-sucedida se tivesse duas peças de roupa em vez de apenas uma, e era feliz se fizesse uma festa por ano. Em contrapartida, o homem rico da história “se vestia de púrpura e de linho finíssimo” (os tipos de roupas mais caras) “e que, todos os dias, se regalava esplendidamente” (Lc 16:19). O pobre Lázaro, apesar de ter sido levado para a porta da casa do homem rico, tinha que pedir as poucas migalhas que recebia.”1

“Contrariamente à opinião popular, o verdadeiro foco da parábola é esta vida, não a vida após a morte. Na verdade, o original grego não faz nenhuma menção de ‘Céu’ e ‘inferno’. O rico e Lázaro são representados no mesmo lugar (v. 23), o túmulo (hadēs). O abismo que os separa simboliza o fato de que, depois que uma pessoa morre, seu destino eterno está determinado. Portanto, nossa maneira de tratar as pessoas nesta vida (com base nos princípios encontrados em ‘Moisés e os Profetas’, versos 29, 31) é extremamente importante. Não há vida futura em que possamos compensar o que deixamos de fazer nesta vida: ‘Aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê’ (1Jo 4:20).”1

“Você pode tentar compensar seus erros agora, mas não será capaz de compensá-los depois. Que erros você lamenta e gostaria de compensar?”1

Quarta-feira, 03 de dezembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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