O chamado da sabedoria

Lições da Bíblia
“3. Leia Provérbios 1:20, 21. Como a sabedoria é apresentada nessa passagem? Qual é a mensagem para nós?” “20 Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz; 21 do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras:” (Provérbios 1:20-21 ARA)2. “A sabedoria clama em alta voz nas ruas para chamar a atenção das pessoas envolvidas na maldade, de modo que voltem ao caminho da prudência.1

“Enquanto os pecadores armam ciladas e ficam à espreita (Pv 1:11, 18), ‘a sabedoria clama em alta voz nas ruas’ (Pv 1:20, NVI), ‘do alto dos muros clama’ (Pv 1:21) e ‘profere as suas palavras’ (Pv 1:21). Ali a sabedoria é personificada, e sua oferta é apresentada ao homem e à mulher na rua. É para todos que enfrentam os desafios da vida. Em meio ao barulho e competição de tantos produtos e tantos vendedores, o chamado da sabedoria deve ser feito em voz alta; caso contrário, ela não seria ouvida diante do clamor de tantas outras vozes.”1

“4. Leia Provérbios 1:22-32. Qual é o resultado de se rejeitar a sabedoria?”1 “22 Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? 23 Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. 24 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; 25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; 26 também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, 27 em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia. 28 Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. 29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; 30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. 31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.” (Provérbios 1:22-32 ARA)2. “Infelicidade, tragédia, terror, desprezo e morte.”1

“A razão pela qual as pessoas rejeitam a sabedoria nada tem que ver com a própria sabedoria, mas com o caráter dos que a rejeitam. Esses são descritos como arrogantes e desdenhosos (Pv 1:25; comparar com v. 30), como se fossem mais sábios. A implicação é que a sabedoria é para os sinceros e simples. Porém, os que a rejeitam são tolos e insensatos, porque aborrecem o conhecimento (Pv 1:22; comparar com v. 29).”1

“Os que rejeitam a sabedoria colherão o fruto de sua rejeição. Tendo se recusado a escolher o temor do Senhor, terão que se contentar consigo mesmos: eles ‘se fartarão de suas próprias maquinações’ (Pv 1:31, NVI). Quando rejeitamos a sabedoria do Alto, muitas vezes acabamos ficando com as fábulas e mentiras que fabricamos para nós mesmos, ou as fábulas e mentiras que outros fabricam para nós e que aceitamos tão prontamente. Dessa forma, substituímos Deus pelos ídolos. Ironicamente, os que desprezam a religião, zombando daqueles a quem julgam simples e ingênuos, frequentemente são supersticiosos à sua própria maneira, valorizando as coisas mais inúteis e transitórias que jamais podem satisfazer as necessidades mais básicas do coração.”1

“Leia Provérbios 1:33. [‘Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.’] Dado o contexto anterior, que promessa e esperança encontramos nesse verso? Essa promessa se cumpriu em nossa própria experiência?”1

Terça-feira, 30 de dezembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Provébios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos