Queixas, murmurações e crescimento

Lições da Bíblia

“Quando será a segunda vinda de Jesus? Por que ainda estamos aqui? Não é de surpreender que agora, no século 21, tenhamos céticos e escarnecedores.”1

“Na história da igreja, isso não é novidade. As ameaças mais perigosas para Israel ao longo de sua história não vieram de seus inimigos, mas de suas próprias fileiras e do próprio coração do povo. Da mesma forma, à medida que se aproxima a vinda do Senhor, ‘temos muito mais a temer de dentro do que de fora. [...] A incredulidade com que se contemporiza, as dúvidas expressas, as sombras acariciadas, animam a presença dos anjos maus e abrem o caminho para a execução dos ardis de Satanás’ (Ellen G. White, Eventos Finais, p. 156).”1

“3. Tiago 5:9 adverte: ‘Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.’ Você teve queixas ou lamentações contra pessoas, ou contra a igreja? Havia uma boa causa para isso? Você lidou com o assunto com mansidão, humildade e perdão, como Deus lida conosco (Lc 7:39-50), ou usou os padrões do mundo?”1 “39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. 41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta. 42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? 43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. 47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. 48 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. 49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? 50 Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”(Lucas 7:39-50 RA)2. “No texto de Lucas 7:39-50, sabendo que Simão condenava a pecadora que ungiu os pés de Cristo, o Mestre censurou Simão de forma firme e ao mesmo tempo amorosa. De que forma podemos aplicar esses textos aos problemas da nossa igreja?1

“Pelo que lemos anteriormente nessa epístola, parece que havia sérios desafios entre os fiéis, incluindo favoritismo [ou acepção de pessoas] (Tg 2:1, 9), perversos pensamentos (2:4), maledicência de uns para com os outros (3:10; 4:11), inveja (3:14), contendas (4:1) e mundanismo (4:4, 13, 14). De forma consistente, Tiago nos conduz a soluções profundas para esses problemas: a fé (Tg 1:3, 6), ‘a palavra implantada’ (Tg 1:21, NVI), contemplação da ‘lei da liberdade’ (Tg 1:25, 2:12), determinação e sabedoria divina (Tg 3:13, 17), graça (Tg 4:6), mãos limpas e coração puro (Tg 4:8). Ele também insiste em que haja manifestações exteriores das operações de Deus no interior (Tg 2:14-26), incluindo visitar os aflitos e esquecidos (Tg 1:27), mostrando misericórdia (Tg 2:13) e semeando a paz em vez de discórdia (Tg 3:18).”1

“Finalmente, somos responsáveis perante Deus. Aquele a quem temos que prestar contas é o Senhor, que é o Juiz e que dará a cada um segundo as suas obras.”1

“Enquanto esperamos a volta do Senhor, de que forma você pode incentivar e elevar os outros? Por que é importante que você faça isso?”1

Terça-feira, 09 de dezembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos