A recompensa dos justos

Lições da Bíblia

Como vimos, grande parte da instrução e do ensino ministrado em Provérbios foi apresentada por meio do contraste entre dois tipos de pessoas: ‘O sábio faz isso, o tolo faz aquilo’; ‘o homem piedoso faz isso, o perverso faz aquilo outro’.”1

“Na verdade, muitas vezes há um pouco de sabedoria e de loucura em todos nós. Com exceção de Jesus, todos nós somos pecadores, todos nós carecemos ‘da glória de Deus’ (Rm 3:23). Felizmente, temos a maravilhosa promessa que vem no verso seguinte: embora sejamos pecadores, pela fé podemos ser ‘justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus’ (Rm 3:24).”1

“No fim, todos os seres humanos estarão em um dos dois lados: o dos salvos ou o dos perdidos.”1

“6. Leia João 3:16. Quais são as duas opções apresentadas a todos os seres humanos?”1Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 ARA)2. “A morte eterna ou a vida eterna mediante a fé em Jesus.1

“7. Leia Provérbios 13. Como esse capítulo contrasta a experiência e o destino dos justos com os dos perversos?”1. “1 O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão. 2 Do fruto da boca o homem comerá o bem, mas o desejo dos pérfidos é a violência. 3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína. 4 O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. 5 O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra. 6 A justiça guarda ao que anda em integridade, mas a malícia subverte ao pecador. 7 Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos. 8 Com as suas riquezas se resgata o homem, mas ao pobre não ocorre ameaça. 9 A luz dos justos brilha intensamente, mas a lâmpada dos perversos se apagará. 10 Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. 11 Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento. 12 A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida. 13 O que despreza a palavra a ela se apenhora, mas o que teme o mandamento será galardoado. 14 O ensino do sábio é fonte de vida, para que se evitem os laços da morte. 15 A boa inteligência consegue favor, mas o caminho dos pérfidos é intransitável. 16 Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura. 17 O mau mensageiro se precipita no mal, mas o embaixador fiel é medicina. 18 Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. 19 O desejo que se cumpre agrada a alma, mas apartar-se do mal é abominável para os insensatos. 20 Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau. 21 A desventura persegue os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem. 22 O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo. 23 A terra virgem dos pobres dá mantimento em abundância, mas a falta de justiça o dissipa. 24 O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina. 25 O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o estômago dos perversos passa fome.” (Provérbios 13 ARA)2. “A luz dos justos continuará brilhando, enquanto a dos perversos se apagará. Os pecadores encontrarão a desventura, enquanto os justos serão recompensados com o bem. Além disso, o homem de bem deixa herança para seus descendentes, mas a riqueza do pecador acaba passando para as mãos do justo.1

“Os justos são comparados a uma lâmpada que continua brilhando, enquanto os perversos são comparados a uma lâmpada que se apagará (Pv 13:9). O sábio comerá o bom fruto de seu trabalho, enquanto o pecador colherá o mal (v. 2, 25). Através de seus filhos (Pv 13:22), o sábio tem um futuro que vai além dele mesmo; o perverso, ao contrário, deixará sua riqueza para outro, isto é, para o justo (Pv 13:22).”1

“A ideia principal é de que uma vida de fé e obediência ao Senhor é melhor que uma vida de desobediência e loucura.”1

“À parte da promessa de vida eterna, quais são algumas das vantagens que você tem experimentado no dia a dia ao viver uma vida de fé em Cristo?”1

Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provérbios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos