A sabedoria clama

Lições da Bíblia

“1. Leia Provérbios 8:1-21. De acordo com esses versos, qual é o valor da sabedoria?”1 “8 São justas todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa. 9 Todas são retas para quem as entende e justas, para os que acham o conhecimento. 10 Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 11 Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. 12 Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. 13 O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. 14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza. 15 Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça. 16 Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra. 17 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.  18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento, melhor do que a prata escolhida. 20 Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, 21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros.” (Provérbios 8:1-21 ARA)2. “A sabedoria é tão importante que todos devem entendê-la e buscá-la, e ela é essencial para os governantes, as autoridades e os juízes.1

“A sabedoria é tão importante que precisa alcançar todos. Deus criou toda a vida humana, e Cristo morreu em favor de cada um de nós. Portanto a sabedoria, que consiste no conhecimento de Deus e da salvação que Ele oferece, é para todo ser humano.”1

“Veja as palavras e expressões usadas para descrever a presença vocal da sabedoria: ‘clama’, ‘faz ouvir a sua voz’, ‘gritando’, ‘clamo’, ‘minha voz’, ‘falarei’, ‘lábios proferirão’, ‘boca’, ‘lábios’, ‘palavras da minha boca’. Seja qual for a maneira pela qual se entendam essas metáforas, o que está claro é que a sabedoria deve ser comunicada; ela deve ser ouvida por todos os que a quiserem ouvir. Afinal de contas, como vimos na semana passada, o que a sabedoria diz é uma questão de vida ou morte.”1

“A sabedoria fala oito vezes sobre a veracidade de suas palavras. É interessante que a descrição da sabedoria aqui é paralela à descrição do Senhor em Deuteronômio 32:4. Esse paralelo, é claro, não deve nos surpreender, porque Deus, como o Criador de todas as coisas (ver Jo 1:1-3), é o fundamento de toda a verdade.”1

“2. Leia Provérbios 8:10, 11. O que esses versos dizem sobre a sabedoria?”1 “10 Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 11 Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. (Provérbios 8:10-11 ARA)2. “A sabedoria é mais preciosa do que as joias, e seu ensino, melhor do que a prata e o ouro. Nada se pode comparar a ela.1

“Tantas pessoas têm vivido em ignorância, insensatez e trevas! Muitos vivem sem esperança ou com falsas esperanças. O que torna pior essa triste situação é que a sabedoria e a verdade são maravilhosas e, graças ao sacrifício de Jesus, são cheias de esperança e da promessa de uma vida melhor agora, bem como de certeza de vida eterna em um novo céu e uma nova Terra! Toda a riqueza do mundo não significa nada (ver Ec 2:11-13) em contraste com o conhecimento de Deus.”1

“Leia Mateus 16:26 e responda: sua vida reflete a verdade fundamental dessas palavras?”1 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (Mateus 16:26 ARA)

Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo,  18 de janeiro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provérbios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos