Luz e vida

Lições da Bíblia

2. Leia Provérbios 6:23. De que maneira a lei está relacionada com a ‘luz’?1 Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;” (Provérbios 6:23 ARA)2. “A lei ilumina as decisões que temos de tomar e as situações que temos de enfrentar, ajudando-nos a fazer escolhas morais certas.1

“Na Bíblia, a palavra de Deus ou Sua lei têm sido comparadas à luz: ‘Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos’ (Sl 119:105). Na mentalidade hebraica há uma ligação entre a ideia de ‘lei’ e a ‘luz’. Assim como a lâmpada ilumina o caminho por onde andamos, a lei nos ajuda a permanecer na trajetória certa, isto é, quando nos depararmos com escolhas morais, ela nos ajudará a saber qual é a escolha certa, mesmo que, às vezes, a razão ou a conveniência pessoal nos tentem a desobedecer à lei.”1

“Que exemplos você pode encontrar na Bíblia dos que escolheram seguir a lei de Deus, apesar das razões para que não fizessem isso? O que podemos aprender com sua obediência? Houve casos em que a escolha de ser fiel parecia errada, pelo menos do ponto de vista humano?”1

“3. Juntamente com Provérbios 6:23, leia Provérbios 7:2. Por que a lei está relacionada à ‘vida’?”1Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;” (Provérbios 6:23 ARA)2. “Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.” (Provérbios 7:2 ARA)2. “Porque a lei é a vontade de Deus, e Deus é a fonte de nossa vida.1

“Desde a queda, nossa esperança de vida eterna não pode ser encontrada na lei, mas somente na fé em Cristo. Contudo, a obediência à lei e aos princípios que ela representa continua a desempenhar uma parte central na vida de fé (ver Mt 19:17; Ap 14:12). Obedecemos porque, como o Senhor disse a Israel milhares de anos atrás, ‘Eu sou o Senhor, vosso Deus’ (Lv 18:4). A lei de Deus está relacionada à ‘vida’ simplesmente pelo fato de Ele ser quem é: a fonte de nossa vida. Esse princípio representa a verdadeira espiritualidade: confiamos em Deus e em Suas promessas com respeito à nossa vida presente, assim como confiamos em Suas promessas com respeito à vida eterna.”1

“Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida’ (Jo 8:12). Essa maravilhosa promessa tem se cumprido em sua experiência com o Senhor?”1

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provébios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos