Não se esqueça!
“9. Leia Provérbios 3:7. Qual é o perigo de ser sábio aos próprios olhos?”1 “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Provérbios 3:7 ARA)2. O perigo da autossuficiência, de pensar que pode caminhar sem Deus.
“Ser sábio aos próprios olhos leva à ilusão de que a pessoa não precisa de Deus para ser sábia. Essa é uma situação sem esperança. ‘Maior esperança há no insensato do que nele’ (Pv 26:12). Mais uma vez, a sabedoria é descrita como um compromisso religioso. Ser sábio significa guardar os mandamentos de Deus (Pv 3:1), manifestar ‘o amor e fidelidade’ (Pv 3:3, NVI) e confiar no Senhor (Pv 3:5). Sabedoria implica um relacionamento íntimo com Deus. Observe a repetida referência ao coração (Pv 3:1, 3, 5), a sede da nossa resposta pessoal à influência de Deus. O coração foi mencionado em Provérbios 2:10 como o lugar em que a sabedoria deve entrar.”1
“10. Leia Provérbios 3:13-18. Que recompensa vem com o dom da sabedoria?”1. “13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14 porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15 Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. 16 O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. 17 Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. 18 É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.” (Provérbios 3:13-18 ARA)2. Felicidade, vida longa, riquezas, honra e paz.
“A sabedoria é associada à vida e à saúde (Pv 3:2, 8, 16, 18, 22). Uma das imagens mais sugestivas é a da ‘árvore de vida’ (Pv 3:18), uma promessa repetida várias vezes no livro (Pv 11:30; 13:12; 15:4). Essa metáfora faz alusão ao Jardim do Éden.”1
“A promessa não significa que a aquisição da sabedoria proporcionará vida eterna. Em vez disso, a ideia é que a qualidade de vida com Deus, que nossos primeiros pais desfrutaram no Éden, até certa medida pode ser recuperada. Quando vivemos com Deus, obtemos alguma ideia e alguns sinais do Éden; aprendemos a esperar a prometida recuperação desse reino perdido (ver Dn 7:18).”1
“11. Leia Provérbios 3:19, 20. Por que necessitamos tanto da sabedoria?”1. “19 O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. 20 Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho.” (Provérbios 3:19-20 ARA)2. A sabedoria é o fundamento das ações de Deus, isso está explícito na criação.
“A súbita referência à história da criação parece estar fora de lugar nesse contexto. No entanto, o uso da sabedoria na criação reforça o argumento do verso 18, que associa a sabedoria com a árvore da vida. Se Deus usou a sabedoria para criar os céus e a Terra, ela não é uma questão trivial. Seu alcance é cósmico, indo além dos limites de nossa existência terrestre. Sabedoria diz respeito também à nossa vida eterna. Essa lição está implícita na referência à árvore da vida, que lembra o Jardim do Éden. Essa perspectiva também está contida na promessa que conclui nossa passagem: ‘Os sábios herdarão honra’ (Pv 3:35).”1
Quinta-feira, 01 de janeiro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Provébios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.