A soberania de Deus

Lições da Bíblia

“Todos nós sonhamos e fazemos planos, mas ocasionalmente as coisas tomam um rumo diferente, às vezes para melhor, às vezes para pior. A Bíblia reconhece o valor da responsabilidade e da liberdade humana. Contudo, ela afirma também o controle de Deus sobre o rumo dos acontecimentos (ver Provérbios 20:24 e 21:31, e Daniel 2 e 7).”1

“6. O que diz Provérbios 16:1? Como devemos entender essa passagem?”1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16:1 ARA)2. “Devemos fazer planos e deixar que Deus os dirija, para que se concretizem ou não.1

“Fazemos preparativos e planos, mas a última palavra ainda pertence a Deus. Isso não significa que nossos preparativos são inúteis. Mas, na vida de fé, se simplesmente submetermos nossos planos a Deus, Ele trabalhará com eles, nossos planos serão dirigidos (Pv 16:9) e, finalmente, estabelecidos por Ele (Pv 16:3). Até a ação de nossos inimigos será usada em nosso favor (Pv 16:4, 7).”1

“Embora não seja fácil nos apropriarmos dessas ideias, especialmente quando enfrentamos situações difíceis, elas devem nos trazer conforto e nos ajudar a aprender a confiar em Deus, mesmo quando as coisas parecem estar indo muito mal, e quando nossos planos não acontecem como havíamos esperado. O ponto-chave para nós é aprendermos a entregar tudo a Deus; se fizermos isso, poderemos estar seguros de Sua direção, mesmo nos momentos mais probantes.”1

“7. Leia Provérbios 16:18, 19. Qual é o lugar da ambição no sucesso humano?”1 “18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. 19 Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.” (Provérbios 16:18, 19 ARA)2. “A ambição desempenha papel preponderante no sucesso humano, mas a humildade é mais importante que a riqueza. O orgulho leva à destruição e à queda.1

“Como sempre, a Bíblia adverte contra o orgulho. Afinal de contas, como seres caídos, o que temos de que possamos nos orgulhar? Que vício é mais contrário a Deus do que o orgulho, o pecado original? (Ez 28:17.) Jesus ensinou enfaticamente sobre a iniquidade de se buscar a grandeza, e exortou Seus discípulos a buscar, em vez disso, a humildade (Mt 20:26-28).”1

“8. Leia Provérbios 16:33. Qual é o lugar do acaso no sucesso humano?”1 A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.” (Provérbios 16:33 ARA)2. “As coisas podem parecer ocorrer por acaso, mas Deus está na direção de tudo.”1

“A Bíblia não dá margem para a casualidade, pois mesmo quando a pessoa acha que o rumo dos acontecimentos é ditado pelo acaso, podemos crer que Deus ainda está no controle.”1

“Ao procurarmos compreender por que as coisas acontecem, como a realidade do grande conflito nos ajuda a lidar com algumas questões difíceis sobre o porquê de as coisas acontecerem do jeito que acontecem?”1

Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provérbios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos