Buscar o Senhor

Lições da Bíblia

“Não importa quão essencial a lei (a Torah) seja para a vida de fé, ela não é a fonte da vida em si mesma. Ao contrário, a lei salienta o pecado, e o pecado leva à morte (ver Rm 7:7-13). Em vez disso, o que torna a Torah eficiente é que ela vem de Deus. À parte dEle, ela seria um credo legalista que não diz respeito à Sua intenção original. Uma vida de obediência à lei de Deus está relacionada a uma vida com Deus. A Torah não substitui Deus; ela é simplesmente um educador que, segundo a analogia de Paulo, conduz os alunos até seu Senhor (Gl 3:24).”

“2. Leia Gálatas 3:24 em seu contexto. De que forma a lei aponta para Jesus, a fim de que possamos ser ‘justificados por fé’?”1 “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.” (Gálatas 3:24 ARA)2. “A lei nos diz que somos pecadores e que precisamos de um Salvador.1

“O livro de Provérbios não é apenas um livro de sabedoria; é, antes de tudo, um livro sobre o Deus que revelou a sabedoria. O fato de buscarmos a sabedoria, ao obedecermos à lei, nos atrai para mais perto do Senhor e da salvação que Ele nos oferece gratuitamente pela fé em Jesus.”1

“3. Leia Provérbios 28:5. Qual é a chave para que estejamos entre os que ‘entendem tudo’?”1 Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o SENHOR entendem tudo.” (Provérbios 28:5 ARA)2. “A chave é buscarmos ao Senhor.1

“O verbo entender é usado duas vezes no verso 5, assim como a palavra ‘lei’ no verso 4. Os dois versos estão relacionados: guardar a lei (v. 4) e buscar ao Senhor (v. 5) vão juntos. O escopo desta atividade, contudo, não é apenas conhecer e fazer o que é certo (isto é, ‘o que é justo’, v. 5). Esse entendimento diz respeito a ‘tudo’, simplesmente porque provém do Deus do ‘tudo’. Para o antigo Israel, o conhecimento de todas as coisas não estava separado da experiência religiosa. A fé estava intimamente ligada à inteligência e à compreensão racional. Era inconcebível ter a fé sem a razão, ou a razão sem a fé, porque Deus é o fundamento de ambos os domínios.”1

“Por que a fé em Deus é um posicionamento racional? Por que é mais ilógico e irracional rejeitar a Deus do que crer nEle?”1

Segunda-feira, 09 de março de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provérbios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos