Guardar a lei

Lições da Bíblia

“Das 13 ocorrências da palavra Torah (lei ou ensino) no livro de Provérbios, quatro se encontram no capítulo 28: nos versos 4 (duas vezes), 7 e 9. Embora esse uso em Provérbios se aplique normalmente ao ‘ensino’ dos sábios (Pv 13:14), na tradição israelita a palavra tem uma conotação espiritual e se refere à revelação divina, conforme é atestado no próprio livro de Provérbios (Pv 29:18).”

“1. Leia Provérbios 28:4, 7 e 9. O que esses versos nos dizem sobre a importância da lei na nossa maneira de viver?” “4 Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele. […] 7 O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai. […] 9 O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Provérbios 28:4, 7 e 9 ARA)2. “Os versos dizem que aquele que não respeita a lei de Deus está do lado dos maus; quem obedece à lei é filho sábio; e que se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis.1

O que tornava o povo de Israel diferente das outras nações não era tanto sua maneira de pensar, ou mesmo seus conceitos espirituais e abstratos. O que os tornava santos ou separados de todas as outras nações eram suas escolhas concretas na vida sobre a comida, o repouso e o ambiente natural, entre outras coisas, bem como seus relacionamentos com vizinhos e familiares. Idealmente falando, essas escolhas devem centralizar-se na lei e nos princípios que ela contém.”1

“Afinal de contas, os seres humanos não podem, por si mesmos, ser sábios. Nem sempre conseguimos distinguir entre o bem e o mal (1Rs 3:9). Assim, precisamos da lei divina para nos ajudar a adquirir discernimento. Em outras palavras, a aquisição de sabedoria não depende de exercícios intelectuais ou espirituais. A sabedoria está essencialmente relacionada à obediência à lei que se encontra fora de nós, de nossa cultura, de nossa psicologia pessoal e de nossos desejos.”1

“Essa lei é, naturalmente, a eterna lei de Deus. E segui-la é um ato de fé. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1:16, 17).”1

“De que dificuldades e problemas você já foi poupado por ter se comprometido, pela fé, a guardar a lei de Deus? Quão diferente seria sua vida se você não a estivesse guardando?”1

Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 08 de março de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provérbios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos