O sábado: sua mensagem e significado

Lições da Bíblia

“‘Abrindo o livro’ (Lc 4:17). O sábado não era apenas para ir à igreja a fim de adorar, mas também para ouvir a Palavra de Deus. Uma vida sem Sua Palavra não está longe da armadilha do pecado: ‘Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti’ (Sl 119:11).”1

“2. Leia Lucas 4:17-19. Como compreendemos o significado dessas palavras hoje, tendo em vista o que sabemos sobre Jesus, sobre quem Ele era e sobre o que realizou por nós? Você já experimentou a realidade das reivindicações messiânicas de Cristo em sua caminhada com o Senhor?”1 “17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:17-19 ARA)2. “Olhando para trás, vemos que essas palavras são um reflexo da missão que Cristo veio realizar, não só no âmbito físico, mas no espiritual: trazer o evangelho da salvação, curar os quebrantados de coração, libertar os escravizados e os oprimidos, fazer os cegos enxergarem.1

“Após fazer a leitura de Isaías 61:1, 2, Jesus disse: ‘Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir’ (Lc 4:21). A palavra ‘hoje’ é digna de nota. Os judeus esperavam que o reino de Deus viesse em algum momento futuro, de uma forma militar e dramática, removendo o regime estrangeiro da Judeia e inaugurando o trono de Davi. Mas Jesus estava dizendo que o reino já tinha vindo em Sua pessoa e que Ele quebraria o poder do pecado, esmagaria o diabo e libertaria os cativos oprimidos que estavam sob o domínio dele.”1

“Pense, também, em quão intimamente o sábado está ligado às reivindicações messiânicas de Jesus. O sábado é um dia de descanso em Cristo (Hb 4:1-4); o sábado é um símbolo da liberdade e libertação que temos em Cristo (Rm 6:6, 7); o sábado revela não só a criação de Deus, mas também a promessa de recriação em Cristo (2Co 5:17; 1Co 15:51-53). Também não foi coincidência o fato de que Jesus escolheu o sábado para realizar muitas de Suas curas, para libertar aqueles que haviam sido oprimidos e aprisionados pela enfermidade.”1

“O sábado é um lembrete semanal, gravado em algo mais imutável que a pedra (o tempo!), que nos foi dado em Jesus.”1

“Como a guarda do sábado ajudou você a compreender melhor a salvação somente pela fé, no sentido de que podemos descansar no que Cristo fez por nós, em vez de procurarmos conquistar o Céu por nossos esforços?”1

Segunda-feira, 27 de abril de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos