A definição de amor: a parábola do bom samaritano – parte 2
Lições da Bíblia
“Ele, porém, querendo justificar-se,
perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lc 10:29).
“Sendo especialista na lei judaica, o doutor devia saber a
resposta da pergunta. Em Levítico 19:18, onde o segundo grande mandamento é
explicado, o termo ‘próximo’ é definido como ‘os filhos do teu povo’. Portanto,
em vez de dar uma resposta imediata à pergunta do doutor, ou entrar numa disputa
teológica com ele e com aqueles que estavam observando o episódio, Jesus fez com
que o doutor e os ouvintes se erguessem a um plano mais
elevado.”1
“4. Leia Lucas 10:30-37. Quais são os pontos-chave dessa história e o que eles revelam sobre nossa maneira de tratar os outros?”1 “30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” (Lucas 10:30-37 ARA)2. “Os pontos-chave são: o samaritano não pensou em si, mas na necessidade do outro, pois ajudou alguém, mesmo com o risco para a própria vida; ajudou alguém desconhecido e de um povo inimigo; compadeceu-se dele, prestou-lhe ajuda, gastou seus recursos financeiros com ele; seu amor foi sem fronteiras e sem limites.”1
“4. Leia Lucas 10:30-37. Quais são os pontos-chave dessa história e o que eles revelam sobre nossa maneira de tratar os outros?”1 “30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” (Lucas 10:30-37 ARA)2. “Os pontos-chave são: o samaritano não pensou em si, mas na necessidade do outro, pois ajudou alguém, mesmo com o risco para a própria vida; ajudou alguém desconhecido e de um povo inimigo; compadeceu-se dele, prestou-lhe ajuda, gastou seus recursos financeiros com ele; seu amor foi sem fronteiras e sem limites.”1
“Note que Jesus disse que ‘certo homem’ (v. 30) caiu em mãos de
salteadores. Por que Jesus não identificou a origem étnica nem o status do
homem? Tendo em vista o propósito da história, por que isso
importava?”1
“O sacerdote e o levita viram o homem ferido mas passaram de
largo. Qualquer que tenha sido o motivo deles para não ajudar, para nós as
perguntas são: o que é verdadeira religião e de que forma ela deve ser expressa
(Dt 10:12, 13; Mq 6:8; Tg 1:27)?”1 “12 Agora,
pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu
Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus,
de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para
guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para
o teu bem?” (Deuteronômio 10:12 ARA)2; “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede
de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com
o teu Deus.” (Miquéias 6:8 ARA)2; “Se
alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o
próprio coração, a sua religião é vã.” (Tiago 1:26 ARA)2.
“O ódio e a animosidade marcavam o relacionamento entre judeus
e samaritanos, e, na época de Jesus a inimizade entre os dois povos só havia
piorado (Lc 9:51-54; Jo 4:9). Portanto, ao fazer do samaritano o ‘herói’ da
história, Jesus tornou evidente a ideia que queria transmitir, nesse caso para
os judeus, de maneira ainda mais forte do que teria sido de outra
forma.”1
“Jesus descreveu o serviço prestado pelo samaritano em
detalhes: ele se compadeceu, chegou-se até o homem, enfaixou-lhe os ferimentos,
ungiu-os com óleo e vinho, levou o homem até uma hospedaria, pagou
antecipadamente pela estada dele ali e prometeu pagar na volta qualquer despesa
que houvesse a mais. Todas essas partes do serviço prestado pelo samaritano,
juntas, definem o verdadeiro amor como algo sem limites. Além do mais, o fato de
que ele fez tudo isso a um homem que possivelmente fosse um judeu, revela que o
verdadeiro amor não conhece fronteiras.”1
“O sacerdote e o levita fizeram a si mesmos a pergunta: O que nos aconteceria se parássemos para ajudar esse homem? O samaritano perguntou: O que aconteceria a esse homem se eu não o ajudasse? Qual é a diferença entre as duas atitudes?”1
“O sacerdote e o levita fizeram a si mesmos a pergunta: O que nos aconteceria se parássemos para ajudar esse homem? O samaritano perguntou: O que aconteceria a esse homem se eu não o ajudasse? Qual é a diferença entre as duas atitudes?”1
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Quinta-feira, 28 de maio de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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