A missão de Jesus

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.

Estudo adicional

“‘Pela ovelha perdida, Cristo representava não somente o pecador individual, mas o mundo que apostatou e se arruinou pelo pecado’ (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 190).”1

“‘Quem pode calcular o valor de uma pessoa? Se quisermos conhecê-lo, vamos ao Getsêmani, e vigiemos lá com Cristo durante aquelas horas de angústia, quando Ele suava grandes gotas de sangue. Contemplemos o Salvador crucificado! […] Meditando junto à cruz, que Cristo teria dado Sua vida por um único pecador, podemos apreciar o valor de uma pessoa’ (Ibid., p. 196).”1

Perguntas para reflexão

“1. Ao passo que todas as religiões retratam o ser humano em busca de Deus, o cristianismo apresenta Deus como Aquele que busca: Adão, ‘onde estás?’ (Gn 3:9); Caim, ‘Onde está Abel, teu irmão?’ (Gn 4:9); ‘Que fazes aqui, Elias?’ (1Rs 19:9); ‘Zaqueu, desce depressa’ (Lc 19:5). Qual tem sido sua experiência no sentido de Deus buscá-lo?”1

“2. Dê novamente uma olhada na pergunta que está no final da lição de terça-feira. Qual foi o erro fatal que o filho mais velho cometeu? Que defeitos espirituais se revelaram em sua atitude? Por que é mais fácil do que pensamos ter esse tipo de atitude? Veja também Mateus 20:1-16.”1

“3. Na história do rico e Lázaro, Jesus disse que mesmo que alguém ressuscitasse dos mortos, havia aqueles que não creriam. De que maneira a parábola prediz a reação de alguns à ressurreição de Jesus, no sentido de que alguns ainda não creram apesar das poderosas evidências de Sua ressurreição?”1

“4. Um dos aspectos mais impressionantes do ministério salvador de Jesus é a igualdade com que Ele tratava todas as pessoas, como no caso do mendigo cego e de Zaqueu, ou de Nicodemos e da mulher samaritana. Mais do que qualquer outra coisa, a cruz mostra a igualdade de todas as pessoas perante Deus. De que forma essa importante verdade deve afetar nossa maneira de tratar os outros, mesmo aqueles com relação a quem, anteriormente, tenhamos tido sentimentos antagônicos – por causa de política, cultura, etnia, ou qualquer outra coisa? Por que essa atitude é tão contrária a Jesus?”1

“5. Compare a história do filho pródigo com a história do rico e Lázaro. Como as duas se contrabalançam?”1

Sexta-feira, 22 de maio de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos