A ovelha perdida e a moeda perdida

Lições da Bíblia

1. Leia Lucas 15:4-7 [‘4 Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5 Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.’]2. O que o texto nos diz sobre o amor de Deus por nós? Por que é tão importante entender que o pastor foi procurar a ovelha perdida?”1 “O texto nos diz que Deus nos ama tanto que vem em nossa procura para nos salvar. É importante entender que o pastor é que foi procurar a ovelha perdida porque precisamos compreender que a iniciativa é sempre de Deus, e não nossa. Jamais iríamos até Deus se Ele não viesse nos procurar.1

“No mundo que aparentemente não se importa conosco e é indiferente a nós, essa parábola revela uma surpreendente verdade: Deus nos ama tanto que Ele mesmo virá nos procurar e nos levar consigo. Frequentemente falamos sobre pessoas buscarem a Deus; na verdade, Deus é que está nos buscando.”1

“‘A pessoa que se entregou a Cristo é mais preciosa a Seus olhos do que todo o mundo. O Salvador teria passado pela agonia do Calvário para que uma única pessoa fosse salva no Seu reino. Jamais abandonará uma pessoa por quem morreu. A menos que Seus seguidores O queiram deixar, Ele os há de segurar firmemente’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 483).”1

“Leia Lucas 15:8, 9 [‘8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.’]2. Essa parábola é encontrada apenas em Lucas. A moeda perdida poderia ter um destes dois significados: Primeiro, a Judeia na época de Jesus era cheia de pessoas pobres, e na maioria das casas uma moeda (dracma) poderia representar mais de um dia de trabalho, e ser o suficiente para evitar que a família morresse de fome. Segundo: como um sinal de que eram casadas, algumas mulheres usavam um enfeite na cabeça formado por dez moedas – uma enorme quantia, economizada durante longo tempo no caso de famílias pobres.”1

“Em qualquer dos dois casos, a perda era um assunto sério. Assim, a mulher, em completa tristeza e profunda dor, acendeu uma lâmpada (a casa talvez não tivesse janelas, ou então tivesse apenas uma janela pequena), pegou uma vassoura e revirou a casa até encontrar a moeda. Sua alma estava transbordando de alegria, e esse transbordamento atingiu todas as suas amigas.”1

“‘Embora esteja sob pó e lixo, a moeda é ainda de prata. O possuidor a procura porque é de valor. Assim todo ser humano, embora degradado pelo pecado, é precioso aos olhos de Deus. Como a moeda traz a imagem e a inscrição do poder reinante, igualmente, quando foi criado, o homem trazia a imagem e a inscrição de Deus. E conquanto agora esteja manchada e desfigurada pela influência do pecado, permanecem em toda pessoa os traços dessa inscrição’ (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 194).”1

“A moderna ciência e a moderna filosofia nos dizem que não passamos de criações ao acaso num universo sem sentido que não se importa com nosso destino nem conosco. Que visão de mundo completamente diferente é apresentada nessas duas parábolas?”1

Domingo, 16 de maio de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos