A entrada triunfal

Lições da Bíblia

“Ele nasceu em Belém; cresceu em Nazaré; ensinou, pregou e curou por toda a Galileia, Samaria, Judeia e Pereia. Mas uma cidade era Seu constante foco: Jerusalém. Jesus manifestou ‘a intrépida resolução de ir’ para lá (Lc 9:51). Sua entrada na cidade marcou a semana mais dramática e crucial da história mundial. A semana começou com a entrada régia de Jesus na cidade e testemunhou Sua morte na cruz, pela qual nós, que éramos inimigos, ‘fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho’ (Rm 5:10).”

“1. Leia Lucas 19:28-40. Imagine a euforia dos discípulos! Eles certamente devem ter pensado que nessa ocasião o rei Jesus ascenderia ao trono em Jerusalém, o trono de Davi. Que importante lição sobre falsas expectativas podemos aprender com esse relato?” “28 E, dito isto, prosseguia Jesus subindo para Jerusalém. 29 Ora, aconteceu que, ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, 30 dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrardes, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o. 31 Se alguém vos perguntar: Por que o soltais? Respondereis assim: Porque o Senhor precisa dele. 32 E, indo os que foram mandados, acharam segundo lhes dissera Jesus. 33 Quando eles estavam soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que o soltais? 34 Responderam: Porque o Senhor precisa dele. 35 Então, o trouxeram e, pondo as suas vestes sobre ele, ajudaram Jesus a montar. 36 Indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. 37 E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, 38 dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas! 39 Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! 40 Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.” (Lucas 19:28-40 ARA)2. “Falsas expectativas levam a dolorosas decepções. Devido a suas falsas expectativas, os discípulos não entenderam o que ocorreu na cruz. Temos que nos apegar à Palavra de Deus, e não deixar que falsas noções moldem nossa mente.”1

“Quando Jesus nasceu, sábios do Oriente foram bater às portas de Jerusalém, fazendo a comovedora pergunta: ‘Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?’ (Mt 2:2). E agora, alguns dias antes da cruz, enquanto os discípulos e as multidões se aglomeravam na cidade, retumbou uma aclamação no céu de Jerusalém: ‘Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!’ (Lc 19:38).”1

“Essa cena impressionante cumpriu uma profecia. ‘Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ (Zc 9:9). Contudo, Jesus sabia que essa progressão da história, que teve início com os gritos de hosana, logo terminaria no Gólgota, onde Ele proferiria aquelas triunfantes palavras: ‘Está consumado!’.”1

“Embora tudo estivesse de acordo com o eterno plano de Deus, os discípulos estavam tão presos às tradições, ensinos e expectativas de sua própria época e cultura que deixaram totalmente de entender as advertências anteriores de Jesus sobre o que ocorreria e o que tudo aquilo significava.”1

“Cristo falou com eles, mas não prestaram atenção. Ou talvez tenham prestado atenção, mas o que Ele disse era tão contrário ao que eles esperavam, que sua mente bloqueou aquela informação. Como podemos nos certificar de que não estamos fazendo a mesma coisa no que diz respeito à verdade bíblica?”1

No dia 20 de junho, próximo sábado, teremos o Dia do Ancião.
Promova um momento especial de oração pelos anciãos de sua igreja.

Domingo, 14 de junho de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos