Metáforas da missão

Lições da Bíblia

“Missão é a iniciativa divina para salvar a humanidade perdida. A missão salvadora de Deus é motivada por Seu amor para com cada um de nós. Não há razão que possa ser mais profunda. Deus enviou Cristo com a missão de trazer salvação para o mundo todo. Somente o evangelho de João contém mais de 40 declarações sobre a dimensão cósmica da missão de Jesus (ver, por exemplo, João 3:17; 12:47). Assim como Cristo foi enviado pelo Pai para salvar o mundo, Ele, por Sua vez, nos envia como discípulos Seus, com as palavras: ‘Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio’ (Jo 20:21).”1

4. Leia Mateus 5:13, 14. Quais são as duas metáforas usadas para a missão nesses versos, e o que elas representam?1 “13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;” (Mateus 5:13-14 ARA)2. “As metáforas são: a) o sal da Terra, o que significa que os cristãos devem se misturar com outras pessoas do mundo para levar-lhes a mensagem de salvação e para evitar que elas se corrompam; b) a luz do mundo, que representa os cristãos como instrumento para iluminar as trevas morais e espirituais em que os seres humanos vivem.”1

“As metáforas do sal e da luz expressam funções básicas da influência cristã sobre a humanidade. Enquanto o sal atua internamente, unindo-se à massa com a qual entra em contato, a luz atua externamente, iluminando tudo o que alcança. O termo ‘Terra’, na metáfora do sal, se refere a homens e mulheres com quem o cristão deve se misturar, enquanto a palavra ‘mundo’, na metáfora da luz, se refere ao mundo de pessoas em trevas e que precisam de iluminação.”1

“Os filhos de Israel foram encorajados a viver à altura dos princípios morais e das regras de saúde que Deus lhes havia concedido. Deveriam ser uma luz, iluminando e atraindo. Deveriam ser ‘como luz para os gentios’ (Is 49:6). Sua existência coletiva, num estado de saúde, prosperidade e lealdade ao sábado de Deus e a outros mandamentos proclamaria às nações vizinhas os poderosos atos divinos de criação e redenção. As nações, observando a prosperidade deles, se chegariam a eles e aprenderiam a ser ensinadas pelo Senhor.”1

“Quando Cristo veio, Ele também falou sobre o sal, outra maneira de testemunhar. Por sua influência, os cristãos devem reprimir a corrupção existente no mundo. Os descrentes muitas vezes se abstêm de atos maus por causa de uma conscientização moral proveniente da influência cristã. Os cristãos não só exercem uma influência boa sobre o mundo corrompido em virtude de sua presença nele, mas também se misturam com as pessoas para compartilhar a mensagem cristã de salvação.”1

“Como luz e sal, você e sua igreja são boas testemunhas para as pessoas que os cercam? Será que a luz está se apagando, e o sal está perdendo o sabor? Sabendo que o reavivamento e a reforma devem começar com você, deseja permitir que Deus atue em seu coração?”1

Quinta-feira, 02 de julho de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos