Missão em favor dos gentios

Lições da Bíblia

“Embora Jesus tivesse passado a maior parte de Seu tempo entre os judeus, servindo-os em seu contexto cultural, Ele deixou claro, em Seus ensinos e em Seu ministério, que Sua missão era universal. O evangelho devia ser pregado às nações, sendo Israel a base inicial. A salvação dos gentios é parte do plano de Deus. Ela foi incorporada aos ensinos de Jesus.”1

“4. Quais declarações de Jesus indicam que a missão da igreja incluía outros povos além dos judeus?”1

Mateus 5:13, 14 - “13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;” (Mateus 5:13-14 ARA)2.

Marcos 14:9 – “Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.” (Marcos 14:19 ARA)2.

Mateus 13:36-43 - “36 Então, despedindo as multidões, foi Jesus para casa. E, chegando-se a ele os seus discípulos, disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos. 40 Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. 41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. 43” (Mateus 13:36-43 ARA)2.

“Apesar do fato de Jesus ter trabalhado principalmente entre os judeus, não há dúvida de que, desde o princípio, Sua missão era em favor do mundo todo. Já em Seu batismo, João Batista reconheceu isso claramente: ‘No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!’ (Jo 1:29). A palavra ‘mundo’ (do grego kosmos), ocorre cerca de cem vezes nos evangelhos. Aproximadamente a metade delas se refere ao propósito mundial de Jesus como Redentor.”1

“Na parábola que Jesus contou em Lucas 14:16-24, os convidados para a ceia deram todo tipo de desculpas para não ir. Leia essas desculpas novamente. Até certo ponto, nenhuma delas parecia absurda, não é mesmo? Que lição importante aprendemos com isso?”1

Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos