Com o etíope

Lições da Bíblia

“De acordo com Atos 8:26-39, o contato seguinte de Filipe foi com o administrador financeiro etíope, o que levou a missão um passo adiante rumo aos “confins da Terra” (At 1:8). Filipe foi o elo entre a missão em Samaria e a missão em Gaza. De Samaria, ao norte de Jerusalém, Filipe foi chamado para Gaza, que fica ao sul da cidade. Sua obra no norte se concentrou num grupo de pessoas; no sul, se concentrou numa única pessoa. Em Samaria, Filipe conseguiu proclamar Cristo usando apenas os cinco livros de Moisés, pois isso era tudo o que os samaritanos aceitavam. No caminho para Gaza, ele pôde usar também o livro de Isaías, provavelmente em sua tradução grega.”1

5. Leia Atos 8:26-39. Quais versos de Isaías 53 o etíope estava lendo, e por que eles teriam dado a Filipe a oportunidade perfeita para evangelizá-lo?1 26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. 27 Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, 28 estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. 29 Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. 30 Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? 31 Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. 33 Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. 34 Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? 35 Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. 36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? 37 [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] 38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.” (Atos 8:26-39 ARA)2. “Os versos 7 e 8, e esses versos deram a Filipe a oportunidade perfeita para evangelizar o etíope porque falavam sobre a morte de Jesus; os milagres em Samaria deram força à pregação da Palavra, mas não a substituíram, porque o estudo da Bíblia é a parte principal de nosso serviço em favor de outros.1

“Em contraste com a obra de Filipe em Samaria, onde realizou milagres (At 8:6), tudo o que ele fez com o etíope foi estudar a Bíblia. Que lição podemos extrair disso para nosso trabalho em favor de outros?”1

“O Espírito do Senhor chamou Filipe para ir a outro lugar assim que terminou de explicar as boas-novas sobre Jesus e batizou o etíope. Filipe não teve oportunidade de transmitir todas as suas crenças e ensinos para o novo converso. O etíope foi deixado para seguir a fé cristã no contexto da cultura africana, guiado pelo Antigo Testamento e pelo Espírito de Deus, que já vinha trabalhando nele, uma vez que ele já adorava ao Senhor e acreditava em Sua Palavra.”1

“Filipe explicou ao etíope passagens fundamentais do Antigo Testamento sobre a morte de Jesus. Por que Jesus, em Sua morte e ressurreição, precisa ser o ponto central da mensagem que damos ao mundo? O que seria da nossa mensagem sem Ele?”1

Quarta-feira, 02 de setembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos