Quanto alguém precisa saber?

Lições da Bíblia

“Continuando a partir do ponto onde paramos no domingo, podemos ver que, embora a obra de Cristo ofereça o único meio de salvação, alguns creem que o conhecimento explícito de Cristo não seja necessário para alguém ser salvo.”1

“Isso não significa que a salvação esteja disponível à parte de Cristo, mas que Deus pode aplicar os méritos da obra de Cristo a quem quiser, e está disposto a fazê-lo. Alguns creem que os que não conhecem a Cristo e que nunca tiveram contato com o evangelho, mas que, sob a influência do Espírito Santo, sentem necessidade de libertação e agem de acordo com isso, serão salvos. A citação de Ellen White que se encontra no fim do estudo de ontem sugere isso (pense em Jó e Melquisedeque).”1

“2. Que luz os textos seguintes lançam sobre essa ideia? Salmo 87:4-6; João 10:16; Atos 14:17; Atos 17:26-28; Romanos 2:12-16”1 “4 Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram. 5 E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. 6 O SENHOR, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá.” (Salmo 87:4-6 ARA)2. “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.” (João 10:16 ARA)2. “contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.” (Atos 14:17 ARA)2. “26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; 27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; 28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” (Atos 17:26-28 ARA)2. “Um dia estarão em Sião muitos que não conheceram a Deus junto com aqueles que O conheceram; Jesus disse que tinha muitas ovelhas, não do aprisco de Israel, e que viria a conduzi-las; Deus não Se deixou a Si mesmo sem testemunho diante das nações; Deus não está longe de cada um de nós, foi o que Paulo falou aos gentios; quando os gentios, que não têm a lei escrita, procedem de acordo com a lei, isso será reconhecido no dia do juízo.1

Deus ‘retribuirá a cada um conforme o seu procedimento’. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade” (Rm 2:6, 7, NVI).1

“Paulo parece indicar que há alguns, fora do cristianismo, que recebem a vida eterna como resultado de um princípio de ‘obediência para a vida’. A obediência à lei da consciência, na medida em que está em harmonia com a lei de Deus e o conhecimento da diferença fundamental entre o bem e o mal, fará diferença no dia do juízo para aqueles que nunca ouviram falar do plano da salvação. Apesar de tudo, essas pessoas estão respondendo à obra do Espírito em seu coração.”1

“Visto que não conhecermos o coração das pessoas, seja em relação a cristãos professos ou a não cristãos, por que precisamos ter cuidado para não julgá-las quanto à sua salvação?”1

Segunda-feira, 21 setembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos