Universalismo e pluralismo

Lições da Bíblia

“Algumas pessoas ensinam que, no fim, Deus salvará todos os seres humanos, não importando o que creram nem como viveram. ‘Universalismo’ é a convicção de que todas as pessoas estão relacionadas com Deus de tal forma que serão salvas, mesmo que nunca tenham ouvido o evangelho ou crido nele. Afinal de contas, João 3:16 diz: ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira’. Assim, nesse conceito, se Ele ama todos, como alguém pode se perder, especialmente se a perdição significa eterno tormento no inferno? Como Deus poderia queimar para sempre alguém que Ele ama? Dessa forma, podemos ver como uma doutrina falsa (a do tormento eterno) leva a outra (o universalismo).”1

“Relacionado ao universalismo está o ‘pluralismo’, isto é, a convicção de que todas as religiões são igualmente válidas e levam igualmente a Deus e à salvação. Nenhuma religião é inerentemente melhor nem superior em relação a outra, pelo menos de acordo com essa teologia. Um pastor de determinada igreja na Califórnia escreveu no website da igreja que sua congregação ‘não crê que o cristianismo seja, de alguma forma, superior a outras crenças religiosas’.”1

“Para os pluralistas, a vasta gama de rituais e crenças, símbolos e metáforas religiosas, são meras diferenças superficiais que ocultam a essência semelhante de todas as religiões. Os pluralistas destacam, por exemplo, que a maioria das religiões enfatiza o amor a Deus e ao próximo, uma forma da regra áurea, e têm a esperança de uma futura vida feliz. Segundo eles, todas as religiões, em essência, ensinam a mesma coisa; portanto, todas elas são caminhos válidos para se chegar a Deus, e é muito extremista e arrogante tentar impor crenças cristãs aos membros de religiões não cristãs.”1

“3. O que a Bíblia diz sobre o universalismo e o pluralismo? Jo 14:6; Ap 20:14; 21:8; Dn 12:2; Jo 3:18; Mt 7:13, 14; 2Ts 2:10”1Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6 ARA)2. “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Apocalipse 20:14 ARA)2. “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 ARA)2. “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.” (Daniel 12:2 ARA)2. “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18 ARA)2. “13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7:13, 14 ARA)2. “e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.” (2 Tessalonicenses 2:10 ARA)2. “Jesus é o caminho único para Deus, o que significa que as religiões que não O reconhecem não podem ser verdadeiras; visto que a Bíblia diz que vai haver a segunda morte no lago de fogo, obviamente muitos se perderão.1

“Sem dúvida, tanto o universalismo quanto o pluralismo são contrários à Bíblia. Nem todos serão salvos, e nem todas as religiões levam à salvação.”1

“É arrogante e exclusivista a reivindicação de que o cristianismo é o verdadeiro caminho para a salvação (Jo 14:6)? O que você diria a alguém que fizesse essa acusação? Comente com a classe.”1

Terça-feira, 22 setembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos