A advertência para Jeremias

Lições da Bíblia

Ojulgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3:19).1

“A triste história de Jeremias é que a oposição que ele enfrentou veio das próprias pessoas que, por meio dele, o Senhor estava tentando salvar. O Senhor desejava poupá-las do desastre que certamente viria. O problema, porém, é que, frequentemente, as pessoas não desejam ouvir as advertências de que precisam, porque vão contra seus desejos pecaminosos e corruptos.”1

“3. Leia Jeremias 11:18-23. O que estavam fazendo contra o profeta? O que algumas imagens usadas no texto nos fazem lembrar?”1 “18 O SENHOR mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações. 19 Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. 20 Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa. 21 Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras às nossas mãos. 22 Sim, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome. 23 E não haverá deles resto nenhum, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição.” (Jeremias 11:18-23 ARA)2. “Jeremias disse que ele era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro, pois Deus lhe revelara que os homens de Anatote, sua cidade natal, estavam tramando tirar sua vida. Essas figuras lembram o que aconteceria com Jesus.1

“Embora no antigo Israel aqueles que profetizassem falsamente em nome do Senhor pudessem enfrentar a morte, nesse caso não havia nenhuma indicação de que os homens de Anatote achavam que Jeremias estivesse falando falsamente. Em vez disso, parecia que eles simplesmente desejavam silenciá-lo; não queriam ouvir o que ele tinha a dizer. Embora o texto não diga como planejavam matá-lo, alguns estudiosos acham que talvez estivessem pensando em envenená-lo.”1

“Como vimos, Anatote era também a cidade natal de Jeremias, e seus habitantes estavam rejeitando a mensagem comunicada por ele, a ponto de se disporem a matá-lo. Porém, esse foi apenas o início de uma rejeição muito mais ampla por parte de todos em sua nação, exceto um ‘remanescente’.”1

“Tudo isso, inclusive a figura do ‘manso cordeiro, que é levado ao matadouro’, evoca o sacrifício de Jesus. Em certo sentido, Jeremias prefigurava Cristo, não como um tipo, isto é, não da mesma forma que os sacrifícios de animais, mas no sentido de que, como Jesus, ele enfrentou forte oposição, justamente das pessoas que estava tentando ajudar. Essa situação na vida de Jeremias traz à mente o que Jesus passou no início de Seu ministério (Lc 4:14-30).”1

“Qual foi a última vez que você ouviu algo que sabia ser o certo, mas não desejava ouvir? Qual foi sua reação inicial? Em casos como esse, por que precisamos aprender a tomar a cruz?”1

Terça-feira, 20 outubro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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