Duas maneiras

Lições da Bíblia

“Dos primeiros capítulos de Gênesis aos últimos capítulos do Apocalipse, a Bíblia apresenta apenas duas opções de vida: seguir ao Senhor de todo o coração e alma, ou não segui-Lo de forma alguma. Como Jesus disse, em palavras que muitos têm considerado inquietantes: ‘Quem não é por Mim é contra Mim; e quem comigo não ajunta espalha’ (Lc 11:23). Essa é uma declaração muito clara sobre realidades espirituais que estão além do que podemos ver a olho nu ou do que o bom senso parece nos indicar. É o tema do grande conflito em seu nível mais básico. Contudo, num certo sentido, Jesus não estava dizendo nada novo nem radical. Sempre foi assim.”1

“1. Leia Jeremias 17:5-10. Que princípios espirituais básicos encontramos nessa passagem, especialmente à luz do grande conflito entre Cristo e Satanás?”1 “5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. 8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:5-10 ARA)2. “Não devemos confiar em fracos seres humanos. O único em quem podemos confiar é o Senhor. O coração humano é enganoso e cheio de maldade. Só Deus pode conhecê-lo.1

“O contexto imediato dessas palavras provavelmente reflita as aproximações políticas de Judá, e o Senhor desejava que seu povo entendesse que seu único socorro estava em Deus, não em potências políticas ou militares. A nação aprenderia isso mais tarde, mas só quando já fosse tarde demais. Embora o Senhor use outras pessoas para nos ajudar, no fim das contas precisamos sempre colocar nossa confiança unicamente nEle. Nunca podemos conhecer ao certo os motivos das outras pessoas, mas sempre podemos saber quais são as intenções de Deus para conosco.”1

“Com boa razão, Jeremias 17:9 nos adverte de que o coração humano é enganoso. O texto hebraico diz que o coração é mais enganoso do que ‘todas as coisas’. Os horríveis efeitos físicos do pecado, por piores que sejam, não são tão ruins quanto os efeitos morais e espirituais. O problema é que, uma vez que nosso coração já é tão enganoso, não podemos saber, com exatidão, quanto ele é maldoso. Jeremias logo saberia, por si mesmo, quanto as intenções humanas podem ser más.”1

“Como você pode aprender a confiar no Senhor mais do que o fez anteriormente? De que maneira você pode dar um passo de fé agora mesmo e fazer o que é certo aos olhos do Senhor?”1

Não perca a oportunidade: Hoje é o dia de telefonar para a Casa Publicadora Brasileira e fazer o pedido da cesta básica espiritual para 2016.

Domingo, 18 outubro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos