Um fogo em seus ossos

Lições da Bíblia

“As duras palavras de Jeremias a Pasur e à nação não vinham dele próprio; não foram proferidas devido à sua ira por ter sido preso ao tronco por um dia. Foram as palavras que o Senhor lhe deu para transmitir ao povo.”1

“No entanto, as palavras seguintes brotaram do coração de Jeremias, e foram escritas sob inspiração do Espírito Santo. É o sincero clamor de um ser humano que simplesmente não aprecia a situação em que se encontra e clama por causa dela.”1

3. Leia Jeremias 20:7-14. O que o profeta disse? O que isso nos ensina sobre a natureza humana?”1 “7 Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. 8 Porque, sempre que falo, tenho de gritar e clamar: Violência e destruição! Porque a palavra do SENHOR se me tornou um opróbrio e ludíbrio todo o dia. 9 Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais. 10 Porque ouvi a murmuração de muitos: Há terror por todos os lados! Denunciai, e o denunciaremos! Todos os meus íntimos amigos que aguardam de mim que eu tropece dizem: Bem pode ser que se deixe persuadir; então, prevaleceremos contra ele e dele nos vingaremos. 11 Mas o SENHOR está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados; e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpétua, que jamais se esquecerá. 12 Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração, permite veja eu a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa. 13 Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores. 14 Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe!” (Jeremias 20:7-14 ARA)2. “O profeta disse que Deus o enganou, pois todas as suas mensagens precisavam falar de destruição e, por causa disso, ele era desprezado. Isso mostra que Jeremias, como todo ser humano, era sensível à rejeição.1

“A princípio as palavras dele parecem quase blasfemas. Porém, ficamos imaginando por qual motivo ele disse que o Senhor o havia enganado (v. 7, NTLH) se, desde o princípio, o Senhor o havia advertido de que ele enfrentaria feroz oposição. Contudo, ele se queixou: ‘Cada vez que falo, tenho de gritar e anunciar: ‘Violência! Destruição!’ Ó Senhor, eles me desprezam’ (v. 8, NTLH).”

“4. Qual é o significado crucial do que o profeta disse em Jeremias 20:9?”1 Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais.” (Jeremias 20:9 ARA)2. “O profeta diz que, quando pensou em desistir de seu chamado, isso foi, em seu íntimo, como um fogo ardente.1

“Ele teria preferido desistir de tudo e parar de pregar, mas a palavra de Deus era como fogo em seu coração e em seus ossos. Que poderosa metáfora de alguém que conhecia seu chamado e que, apesar do sofrimento pessoal, seguiria esse chamado, não importando o que acontecesse! (Encontramos ideias semelhantes em Amós 3:8 e 1 Coríntios 9:16.)”1

“Por que é tão importante, especialmente em circunstâncias difíceis, que louvemos o Senhor e reflitamos sobre as maneiras pelas quais Ele nos tem revelado Seu amor?”1

Terça-feira, 27 outubro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos