Um chamado ao arrependimento

Lições da Bíblia

“3. Leia Jeremias 26:1-6. Que esperança o Senhor ofereceu ao Seu povo?”1 “1 No princípio do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do SENHOR: 2 Assim diz o SENHOR: Põe-te no átrio da Casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar à Casa do SENHOR, todas as palavras que eu te mando lhes digas; não omitas nem uma palavra sequer. 3 Bem pode ser que ouçam e se convertam, cada um do seu mau caminho; então, me arrependerei do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações. 4 Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós, 5 para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que, começando de madrugada, vos envio, posto que até aqui não me ouvistes, 6 então, farei que esta casa seja como Siló e farei desta cidade maldição para todas as nações da terra.” (Jeremias 26:1-6 ARA)2. “Se o povo se arrependesse do seu mau caminho, Deus não traria o mal que havia sido anunciado que ocorreria com ele por causa dos seus pecados.”1

“Amensagem nessa passagem é a mesma que se encontra ao longo de toda a Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento: um chamado para que nos arrependamos, abandonemos nossos pecados e encontremos a salvação que Deus oferece a todos.”1

“4. Qual é a mensagem dos seguintes textos? 2Cr 6:37-39; Ez 14:6; Mt 3:2; Lc 24:47; At 17:30”1 “37 e na terra aonde forem levados caírem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade; e se converterem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, 38 na terra do seu cativeiro, para onde foram levados cativos, e orarem, voltados para a sua terra que deste a seus pais, para esta cidade que escolheste e para a casa que edifiquei ao teu nome, 39 ouve tu dos céus, do lugar da tua habitação, a sua prece e a sua súplica e faze-lhes justiça; perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti.” (2 Crônicas 6:37-39 ARA)2. “Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações,” (Ezequiel 14:6 ARA)2. “Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Mateus 3:2 ARA)2. “e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.” (Lucas 27:47 ARA)2. “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;” (Atos 17:30 ARA)2. As pessoas devem se arrepender e abandonar seus pecados, para que sejam perdoadas.1

“‘Os habitantes de Judá eram todos indignos, contudo Deus não os abandonaria. Por eles Seu nome devia ser exaltado entre os pagãos. Muitos que desconheciam inteiramente Seus atributos deviam ainda contemplar a glória do divino caráter. Foi com o propósito de tornar claros Seus misericordiosos desígnios que Ele persistiu em enviar Seus servos, os profetas, com a mensagem: ‘Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho’ (Jr 25:5, ARC). ‘Por amor do Meu nome’, declarou Ele a Isaías, ‘retardarei a Minha ira, e por amor do Meu louvor Me conterei para contigo, para que te não venha a cortar’. ‘Por amor de Mim, por amor de Mim o farei, porque como seria profanado o Meu nome? e a Minha glória não a darei a outrem’ (Is 48:9, 11, ARC; Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 319).”1

“Seja no Antigo ou no Novo Testamento, a mensagem de Deus é a mesma para todos: somos pecadores, temos feito o mal e merecemos a punição. Mas, pela da cruz de Cristo, através da morte expiatória de Jesus, Deus abriu caminho para que fôssemos salvos. Precisamos reconhecer nossa pecaminosidade, necessitamos reivindicar, pela fé, os méritos de Jesus, que nos são dados livremente, apesar de nossa indignidade, e precisamos nos arrepender de nossos pecados. O verdadeiro arrependimento inclui a remoção do pecado de nossa vida, pela graça de Deus.”1

“Não importa o que fizemos, podemos nos arrepender e ser perdoados. Essa é a grande provisão do evangelho. De quais pecados você precisa se arrepender?”1

Terça-feira, 10 nobembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos