De todo o coração

Lições da Bíblia

“5. ‘Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração’ (Jr 29:13, NVI). Qual tem sido sua experiência com essa promessa? O que significa a expressão ‘de todo o coração’?”1Buscar a Deus de todo o coração significa buscá-Lo intensamente e com sinceridade de propósito, não por mero formalismo; também significa buscá-Lo com humildade e arrependimento.1

“OSenhor conhece o fim desde o princípio. Mesmo enquanto o povo de Jerusalém ainda estava lutando contra os babilônios, esperando que as palavras dos falsos profetas se demonstrassem verdadeiras, o Senhor estava usando Jeremias para falar do futuro, para falar àqueles que já estavam em Babilônia e àqueles que acabariam indo para lá. E que palavras ele disse!”1

“6. Leia Jeremias 29:1-14. De que forma o amor e a misericórdia de Deus são revelados nesses versos?”1 “1 São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia, 2 depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias, a rainha-mãe, os oficiais, os príncipes de Judá e Jerusalém e os carpinteiros e ferreiros. 3 A carta foi mandada por intermédio de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia, a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e dizia: 4 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: 5 Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. 6 Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. 7 Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz. 8 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9 porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR. 10 Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.” (Jeremias 29:1-14 ARA)2. “Deus confortou o povo, dizendo que eles deviam habitar em paz durante o tempo determinado, pois o livramento viria e Ele voltaria a trazê-los para sua terra. Deus revelou também que Seus pensamentos para o povo são sempre bons e que Ele está sempre perto, desejando ser buscado sinceramente e achado por eles.”1

“Ali estava uma verdadeira mensagem de graça, diferente da falsa mensagem de ‘graça’ que o povo tinha ouvido dos profetas, dizendo que o exílio terminaria logo, em apenas dois anos. Esse não era o plano de Deus, e não aconteceria. Em vez disso, com base nos claros ensinos de Moisés, eles tinham que aceitar que essa era sua sorte, pelo menos por enquanto; mas, assim como Moisés havia dito, se eles se arrependessem, seriam restabelecidos em sua terra.”1

“7. Leia Deuteronômio 30:1-4. Como esses versos refletem o que Jeremias disse ao povo? Ver também Dt 4:29“1 Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o SENHOR, teu Deus; 2 e tornares ao SENHOR, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno, 3 então, o SENHOR, teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o SENHOR, teu Deus. 4 Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o SENHOR, teu Deus, e te tomará de lá.” (Deuteronômio 30:1-4 ARA)2. “De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Deuteronômio 4:29 ARA)2. “Em Deuteronômio, Deus disse que, quando o povo fosse desobediente e, em consequência disso, fosse espalhado para outras terras, caso ali se arrependessem e buscassem o Senhor de todo o coração, Ele Se compadeceria deles, mudaria sua sorte e tornaria a trazê-los para sua terra.1

“Recebemos o dom profético no maravilhoso ministério de Ellen G. White. Será que temos demonstrado com relação a ela a mesma atitude que muitos tiveram com Jeremias?”1

Quarta-feira, 02 dezembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos