De volta ao Egito - Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“Sabemos distinguir o bem do mal porque Deus definiu esses termos para nós de muitas maneiras diferentes (Rm 7:7;Mq 6:8; Js 24:15; Mt 22:37-39; Dt 12:8). Mas, e se você não crê em Deus? Como distinguir o bem do mal? O ateu Sam Harris escreveu um livro chamado The Moral Landscape (A paisagem moral), em que argumenta que o bem e o mal podem e devem ser entendidos apenas em termos da ciência, isto é, da mesma forma que a ciência nos ajudou a entender a diferença entre a força nuclear forte e a força nuclear fraca, deve nos ajudar a distinguir o certo do errado, o bem do mal. Ele até especula que talvez um dia a ciência cure o mal. ‘Considere o que aconteceria se descobríssemos uma cura para a maldade. Imagine que todas as mudanças relevantes no cérebro pudessem ser feitas de maneira barata, indolor e segura; que a cura para a psicopatia pudesse ser colocada num suplemento alimentar como a vitamina D. O mal seria, então, apenas uma deficiência nutricional’ (The Moral Landscape, p. 109. Simon & Schuster, Inc., edição para Kindle). A maioria dos cientistas, contudo, mesmo aqueles que não creem em Deus, teriam dificuldades em acreditar que a ciência possa resolver esses problemas. Se, porém, você não crê em Deus, onde mais pode encontrar essas soluções?”1

Perguntas para reflexão

“1. ‘Quanto a nós, tudo depende da maneira pela qual recebemos os termos do Senhor’ (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 118). Condições não são a mesma coisa que obras, nem algo que nos dê méritos diante de Deus. Como podemos aprender a diferenciar entre o falso ensino da salvação pelas obras (legalismo) e o falso ensino de que não há condições para a salvação (graça barata)?”1

“2. Se alguém dissesse: ‘Não creio em Jesus, não creio em Deus, mas veja como minha vida vai bem! Na verdade, eu diria que minha vida vai melhor que a sua, e você é um cristão’, o que você responderia?”1

Sexta-feira, 18 dezembro de 2015. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos