Os rituais e o pecado

Lições da Bíblia

“‘Há um documento que registra a infindável e desalentadora luta de Deus com a religião organizada; esse documento é conhecido como a Bíblia’ (Terry Eagleton, Reason, Faith and Revolution: Reflections on the God Debate [Razão, fé e revolução: reflexões a respeito do debate sobre Deus], p. 8, edição para Kindle).”1

“Isso não é totalmente verdadeiro, e é por isso que a religião da Bíblia, a religião que Deus deu à humanidade, sempre foi uma ‘religião organizada’.”

“Por outro lado, não há duvida de que, no livro de Jeremias, o Senhor estava procurando fazer com que as pessoas deixassem os rituais frios, mortos, mas muito organizados, que tinham passado a dominar sua fé. As pessoas acreditavam que esses rituais cobriam seus pecados.”1

“Como foi dito anteriormente, a grande maioria das lutas de Jeremias era com os líderes, os sacerdotes e as pessoas que acreditavam que, por serem os escolhidos de Deus, os filhos de Abraão e o povo da aliança, estavam bem com o Senhor. Que triste engano, contra o qual nós, que também somos descendentes de Abraão (Gl 3:29), precisamos nos precaver!”1

“2. Qual é a mensagem das seguintes passagens de Jeremias? Como podemos aplicar os princípios expostos nelas à nossa experiência com o Senhor? Jr 6:20; 7:1-101 Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras longínquas? Os vossos holocaustos não me são aprazíveis, e os vossos sacrifícios não me agradam.” (Jeremias 6:20 ARA)2. “1 Palavra que da parte do SENHOR foi dita a Jeremias: 2 Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. 3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar. 4 Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. 5 Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo; 6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, 7 eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. 8 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. 9 Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis, 10 e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações!” (Jeremias 7:1-10 ARA)2. “Deus não Se agrada de uma religião formal. Ele não aprecia que as pessoas vivam no pecado ao mesmo tempo que professam adorá-Lo.1

“Leia Jeremias 7:9, 10. Se alguém deseja encontrar uma situação que se encaixe naquilo que tem sido chamado de ‘graça barata’, essa passagem certamente apresenta uma dessas situações. Ironicamente, as pessoas faziam todas aquelas coisas pecaminosas, e depois voltavam ao templo para ‘adorar’ o Deus verdadeiro e reivindicar perdão para os seus pecados. Deus não Se deixa escarnecer. A menos que mudassem seus caminhos, especialmente sua maneira de tratar os fracos entre elas, enfrentariam um juízo severo.”1

“Os que assim pensam e agem estão sujeitos a um grande engano: a crença de que sua religião organizada e seus rituais são suficientes para cobrir seus pecados, de forma que possam continuar neles.”1

“Qual é a diferença entre o problema sobre o qual Jeremias advertiu e o que Jesus disse em Mateus 9:12 [‘Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.’]2? Por que é importante conhecer essa diferença?”1

Segunda-feira, 21 dezembro de 2015. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos