Religião do coração

Lições da Bíblia

“‘Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus’ (Rm 14:12). Grande parte do livro de Jeremias é dirigida à nação como um todo. Repetidamente ele falou sobre Israel e Judá, de maneira corporativa, como a ‘videira seleta’ de Deus (Jr 2:21, NVI), ou a ‘amada’ do Senhor (Jr 11:15; 12:7, ARC), ou a ‘herança’ de Deus (Jr 12:7-9), Sua ‘vinha’ (Jr 12:10) e Seu ‘rebanho’ (Jr 13:17). Sem dúvida, nesse livro obtemos um senso da natureza corporativa do chamado que o Senhor fez à nação.”1

“Logicamente, o mesmo ocorre no Novo Testamento, onde, diversas vezes, a igreja é entendida no sentido corporativo (ver Ef 1:22; 3:10; 5:27).”1E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, [..] para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, [...] para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 1:22; 3:10; 5:27 ARA)2.”

“Contudo, a salvação é uma questão pessoal, não corporativa. Não somos salvos num pacote. Como ocorria com a igreja do Novo Testamento, a nação de Judá era composta de indivíduos, e é no nível individual que surgem as verdadeiras questões cruciais. O famoso texto de Deuteronômio 6:5: ‘Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força’, embora dito à nação como um todo, está escrito na segunda pessoa do singular, isto é, ‘tu’. Deus está falando a cada um, individualmente. No fim das contas, cada um de nós, pessoalmente, terá que dar contas de si mesmo a Deus.”1

"Encontramos a mesma coisa em Jeremias."1

3. O que os textos seguintes dizem sobre a importância de uma experiência pessoal, individual com o Senhor?

Jr 17:7 – “7 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.” (Jeremias 17:7 ARA)2.
Jr 17:10 – “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:10 ARA)2.
Jr 29:13Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 ARA)2.
Jr 9:23, 24 – “23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:23-24 ARA)2.

“Embora ambos os testamentos da Bíblia falem sobre a natureza corporativa da igreja de Deus, a verdadeira fé é a entrega diária de cada pessoa ao Senhor, e a escolha pessoal de andar em fé e obediência.”1

“Mesmo não havendo dúvida de que cada um de nós é responsável por si mesmo, como podemos ter a certeza de que estamos fazendo tudo o que podemos para inspirar e encorajar outros? A quem você pode dizer hoje algumas palavras amáveis e inspiradoras?”1

Terça-feira, 22 dezembro de 2015. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos