Emanuel veio para salvar

Lições da Bíblia

“1. Leia Mateus 1:20-23. Qual é o significado do nome dado a Jesus: Emanuel?”1 “20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).” (Mateus 1:20-23 ARA)2.

“Por que Jesus veio à Terra para estar ‘conosco’?”1

Primeiro, Ele veio para restaurar o domínio que Adão havia perdido (Rm 5:12, 15 [‘12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. […] 15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.’]2). Captamos um vislumbre do aspecto majestoso de Jesus (Seu domínio) quando Ele inspirou multidões (cinco mil pessoas desejaram torná-Lo rei) e quando as crianças Lhe cantaram hosanas (uma forma de louvor dirigido a alguém que salvaria o povo de seus inimigos). Também vemos Seus poderes sobre a criação, como Sua habilidade de restaurar seres humanos prejudicados e torná-los novamente seres completos (por exemplo, o homem que nasceu cego e a mulher que teve um fluxo de sangue por 12 anos), e Seu poder sobre a natureza, como na ocasião em que Ele acalmou a tempestade e disse ao vento e às ondas que se aquietassem.”1

Segundo, Ele veio para trazer juízo e destruir as obras do diabo (Jo 9:39 [‘Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.2]; 1 Jo 3:8 [‘Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.2]). Quantas vezes ficamos imaginando por que o mal prospera? Jesus Se referiu à injustiça e nos assegurou que o fim está à vista. Jesus foi reconhecido pelos demônios como Alguém que tinha poder sobre eles. Frequentemente eles gritavam revelando Sua verdadeira identidade, às vezes antes que Jesus estivesse disposto a revelá-la. Ele deu paz aos possessos por demônios e os restaurou à sanidade, quando outras pessoas fugiriam deles com medo.”1

Em terceiro lugar, Jesus veio ao mundo para buscar e salvar os perdidos (Lc 19:10 [‘Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.2]) e para tirar seus pecados (Jo 1:29 [‘No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!2]). Ele Se tornou semelhante a nós para que pudesse ser fiel Sumo Sacerdote e, assim, restituir-nos para Deus (Hb 2:17). ‘Resolver o problema do pecado, salvar os seres humanos do pecado, conceder a eles graça, perdão, justificação, glorificação: tudo isso, desde o início, era o propósito da única aliança, e esse propósito foi cumprido então em Jesus Cristo’ (N. T. Wright, Justification: God’s Plan and Paul’s Vision [Justificação: o plano de Deus e a visão de Paulo]. InterVarsity Press, 25/09/2009, edição Kindle; localizadores 1462-1463).”1

Finalmente, Jesus veio para mostrar como Deus é; para revelar a nós, e ao Universo expectante, qual é Seu verdadeiro caráter (Jo 14:9 [‘Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?2]).1

“De que forma essas razões para a vinda de Cristo podem e devem melhorar sua vida e sua experiência com o Senhor?”1

Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 31 e janeiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos