Emanuel veio para salvar
Lições da Bíblia
“1. Leia Mateus 1:20-23. Qual é o significado
do nome dado a Jesus: Emanuel?”1 “20 Enquanto
ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor,
dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que
nela foi gerado é do Espírito Santo. 21 Ela dará à
luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos
pecados deles. 22 Ora, tudo isto aconteceu para que
se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será
chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus
conosco).” (Mateus 1:20-23 ARA)2.
“Por que Jesus veio à Terra para estar ‘conosco’?”1
“Primeiro, Ele veio para restaurar o domínio que Adão
havia perdido (Rm 5:12, 15 [‘12 Portanto, assim
como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. […]
15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa;
porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e
o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre
muitos.’]2). Captamos um vislumbre do aspecto
majestoso de Jesus (Seu domínio) quando Ele inspirou multidões (cinco mil
pessoas desejaram torná-Lo rei) e quando as crianças Lhe cantaram hosanas (uma
forma de louvor dirigido a alguém que salvaria o povo de seus inimigos). Também
vemos Seus poderes sobre a criação, como Sua habilidade de restaurar seres
humanos prejudicados e torná-los novamente seres completos (por exemplo, o homem
que nasceu cego e a mulher que teve um fluxo de sangue por 12 anos), e Seu poder
sobre a natureza, como na ocasião em que Ele acalmou a tempestade e disse ao
vento e às ondas que se aquietassem.”1
“Segundo, Ele veio para trazer juízo e destruir as
obras do diabo (Jo 9:39 [‘Prosseguiu Jesus: Eu vim
a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se
tornem cegos.’2]; 1 Jo 3:8 [‘Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive
pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para
destruir as obras do diabo.’2]). Quantas
vezes ficamos imaginando por que o mal prospera? Jesus Se referiu à injustiça e
nos assegurou que o fim está à vista. Jesus foi reconhecido pelos demônios como
Alguém que tinha poder sobre eles. Frequentemente eles gritavam revelando Sua
verdadeira identidade, às vezes antes que Jesus estivesse disposto a revelá-la.
Ele deu paz aos possessos por demônios e os restaurou à sanidade, quando outras
pessoas fugiriam deles com medo.”1
“Em terceiro lugar, Jesus veio ao mundo para buscar e
salvar os perdidos (Lc 19:10 [‘Porque o Filho do
Homem veio buscar e salvar o perdido.’2]) e para tirar
seus pecados (Jo 1:29 [‘No dia seguinte, viu João a
Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo!’2]). Ele Se tornou semelhante a nós
para que pudesse ser fiel Sumo Sacerdote e, assim, restituir-nos para Deus (Hb
2:17). ‘Resolver o problema do pecado, salvar os seres humanos do pecado,
conceder a eles graça, perdão, justificação, glorificação: tudo isso, desde o
início, era o propósito da única aliança, e esse propósito foi cumprido então em
Jesus Cristo’ (N. T. Wright, Justification: God’s Plan and
Paul’s Vision [Justificação: o plano de Deus e a visão de Paulo]. InterVarsity
Press, 25/09/2009, edição Kindle; localizadores 1462-1463).”1
“Finalmente, Jesus veio para mostrar como Deus é; para
revelar a nós, e ao Universo expectante, qual é Seu verdadeiro caráter (Jo 14:9
[‘Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou
convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu:
Mostra-nos o Pai?’2]).”1
“De que forma essas razões para a vinda de Cristo podem e
devem melhorar sua vida e sua experiência com o Senhor?”1
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1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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