Gideão

Lições da Bíblia

2. Leia Juízes 6:1. O que aconteceu nessa ocasião? Jz 6:10 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos.” (Juízes 6:1 ARA)2. “e disse: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz.” (Juízes 6:10 ARA)2. “Por causa dos seus pecados, os filhos de Israel foram entregues nas mãos dos midianitas por sete anos.”1

“Depois de Débora, a terra ficou em paz durante os 40 anos seguintes, mas logo os israelitas voltaram a cair nas mãos de opressores. Dessa vez eram os midianitas que, com seus aliados, entravam em Israel, destruíam as lavouras recém-plantadas e roubavam os rebanhos (Jz 6:3-5). Israel ficou grandemente empobrecido e clamou ao Senhor (Jz 6:6, 7). As pessoas concluíram que seus ídolos eram inúteis.”1

“3. Leia Juízes 6:12-16. O que o Anjo do Senhor disse a Gideão, e qual foi a reação dele? Gideão já não devia saber por que eles estavam sendo afligidos? Jz 6:7-10”1 “12 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. 13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. 14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. 16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6:12-16 ARA)2. “7 Tendo os filhos de Israel clamado ao SENHOR, por causa dos midianitas, 8 o SENHOR lhes enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o /bnn SENHOR, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão; 9 e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós e vos dei a sua terra; 10 e disse: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz.” (Juízes 6:7-10 ARA)2

“‘O Senhor é contigo, homem valente.’ Mas Gideão não se sentia seguro e importante. Ele sabia por que seu povo estava sendo afligido, mas não entendia nem aceitava essa situação. Seu sentimento de impotência permitiu que Deus realizasse o milagre da libertação.1

“Apesar da queixa de Gideão, que era injustificada (eles eram desobedientes, e por isso estavam sendo oprimidos), Deus estava pronto a livrá-los novamente, mas dessa vez através de Gideão. É interessante que Deus tenha chamado Gideão de ‘homem valente’, embora ele visse a si mesmo de maneira completamente diferente: ‘Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai’ (Jz 6:15). Sem dúvida, um dos componentes fundamentais da força de Gideão foi seu próprio senso de falta de importância e de fraqueza.”1

“Note, igualmente, o que Gideão pediu ao Senhor em Juízes 6:36-40. Isto é, ciente de sua própria fraqueza e de que as probabilidades eram contrárias a ele, buscou uma certeza especial da presença de Deus. Assim, temos ali um homem que compreendia plenamente sua completa dependência do Senhor. Podemos ler, em Juízes 7, a respeito do maravilhoso sucesso de Gideão contra os opressores de seu povo e acerca do livramento que Deus operou em favor de Israel.”1

“Por que o Senhor escolheu usar seres humanos caídos nesse livramento? Isto é, Ele não poderia ter chamado ‘mais de doze legiões de anjos’ (Mt 26:53) para fazer, em favor de Israel, o que era preciso naquele momento? Qual é o nosso papel no grande conflito e na propagação do evangelho?”1

Segunda-feira, 18 de janeiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos