O conflito continua - Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“Sem dúvida, conforme estudamos nesta semana, a Palavra de Deus mostra vez após vez a fidelidade de Deus ao Seu povo. Em muitos casos, no tempo em que as coisas estavam acontecendo, essa fidelidade nem sempre era óbvia ou aparente. Nos relatos que examinamos, vimos o princípio e o fim. Alguns dos personagens envolvidos, como Urias, o heteu, não puderam ver. Hoje, estamos tão envolvidos no grande conflito quanto as pessoas que estudamos. E não apenas essas pessoas, mas muitas outras, tão reais quanto as que foram mencionadas no texto, mas que nem sempre viveram para ver as coisas terminarem tão bem. Por isso, especialmente nos momentos difíceis (que ocorrem com tanta frequência), é importante que os cristãos se lembrem das maravilhosas palavras de Paulo: ‘Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas’ (2Co 4:16-18). Nessa passagem, Paulo procurou mostrar algo que vai além das lutas diárias, falhas e fraquezas da humanidade, para que contemplemos a única esperança que torna a vida mais do que uma farsa cruel.”1

Perguntas para reflexão

“1. Que outras promessas bíblicas apontam para nossa suprema esperança? Reúna algumas delas e 
leia-as em voz alta. Que cenário elas nos apresentam?”1

“2. O que tornou trágica a queda de Davi foi que ele tinha sido abençoado por Deus de modo especial! Apesar de tudo que ele havia recebido, cometeu um grave pecado. Mas, em vez de se concentrar só no lado negativo, pense no aspecto positivo dessa sórdida história: a graça de Deus, concedida a alguém que havia caído a um nível tão baixo. O que isso diz sobre a completa e plena redenção que temos em Jesus? Não importando o que tenhamos feito nem a gravidade da nossa queda, como podemos ter a certeza de que seremos perdoados, se nos arrependermos, como ocorreu com Davi?”1

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos