Para converter o coração deles
Lições da Bíblia
“Elias, o tesbita, deve ser um dos personagens mais marcantes
da Bíblia. Inicialmente o encontramos diante de um rei alarmado, dizendo-lhe que
não haveria chuva nos três anos seguintes (1Rs 17:1). Não era fácil chegar até
um rei nem escapar de sua presença, mas esse homem vestido de pelos, que usava
um cinto de couro (ver 2Rs 1:8), simplesmente passou por entre os guardas,
comunicou a mensagem de Deus e depois foi correndo até as montanhas, que ficavam
a cerca de 12 km.”1
“Essa foi uma época triste para o reino do norte de Israel. A
maioria das pessoas havia abandonado o Senhor (1Rs 19:10) e estava adorando os
deuses da fertilidade. Dizer que não choveria era um desafio direto a Baal que,
segundo se pensava, trazia chuva para assegurar colheitas e rebanhos abundantes,
que tornavam ricos os fazendeiros. Os ritos religiosos prevalecentes se
concentravam na fertilidade e nos ganhos financeiros.”1
“Durante os três anos seguintes, os deuses da fertilidade
ficaram impotentes. Então, Elias foi novamente até o rei e pediu um confronto
entre ele, Elias, e todos os profetas de Baal e da deusa Aserá (a deusa da
fertilidade), ou seja, um homem contra 850 (1Rs 18:17-20).”1
“Quando chegou o dia e as multidões se reuniram no topo do
monte Carmelo, Elias se dirigiu ao povo: ‘Até quando
coxeareis entre dois pensamentos?’ (1Rs 18:21). Novilhos foram escolhidos
e preparados para o sacrifício, e o povo esperou para ver qual deus seria
poderoso o suficiente para responder com fogo do céu. O novilho era o objeto
mais poderoso das antigas religiões da fertilidade, e eles acreditavam que os
deuses da fertilidade mostrariam sua força.”1
“2. Leia 1 Reis 18:21-39. Apesar da óbvia realidade do
grande conflito ali, o que Elias realmente desejava que acontecesse em Israel, e
por que isso é tão relevante para nós hoje?”1 “21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando
coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal,
segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. 22
Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas
de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. 23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos
novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam
fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei
fogo. 24 Então, invocai o nome de vosso deus, e eu
invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é
que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra. 25 Disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós outros um dos
novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome de vosso
deus; e não lhe metais fogo. 26 Tomaram o novilho que
lhes fora dado, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao
meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que
respondesse; e, manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham
feito. 27 Ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo:
Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou
atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará. 28
E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e
com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue. 29 Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de
manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção
alguma. 30 Então, Elias disse a todo o povo:
Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do
SENHOR, que estava em ruínas. 31 Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos
de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu
nome. 32 Com aquelas pedras edificou
o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão
grande como para semear duas medidas de sementes. 33 Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a
lenha 34 e disse: Enchei de água quatro cântaros e
derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez;
e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; ele
encheu também de água o rego. 36 No devido
tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e
disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que
tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz
todas estas coisas. 37 Responde-me,
SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti
fizeste retroceder o coração deles. 38
Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as
pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39
O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e
disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!” (1 Reis 18:21-39
ARA)2. “Elias desejava que o povo restaurasse sua aliança com o
Senhor e abandonasse o culto a Baal. Só Deus pode manter o desejo de permanecer
fiel aos Seus ensinos.”1
“O texto de 1 Reis 18:37 diz tudo. O milagre, por mais
impressionante que tenha sido, não era a verdadeira questão: o importante era a
fidelidade de Israel à aliança. Note, igualmente, quem havia convertido o
coração deles: tinha sido o próprio Senhor, antes mesmo que o milagre
acontecesse. Mas Deus não forçou os corações a se voltarem para Ele. Enviou Seu
Santo Espírito, e o povo, respondendo ao Espírito, primeiro teve que fazer a
escolha de voltar para Deus; só então, em Sua força, eles conseguiram agir de
acordo com essa escolha. Não é diferente hoje. Somente o poder de Deus mantém o
pulsar de cada coração, mas nenhum dos corações que pulsam é forçado a
segui-Lo.”1
Segunda-feira, 25 e janeiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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