Construir sobre a rocha

Lições da Bíblia

“Aquestão da nossa posição na luta cósmica que se desenvolve ao redor se torna muito pessoal na parábola do homem que construiu uma casa sobre a rocha.”1

“3. Leia Mateus 7:21-27. O que é tão assustador nessa parábola?”1 “21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:21-27 ARA)2. “A parábola foi dirigida às pessoas que professavam conhecer Cristo e aparentemente fizeram prodígios em Seu nome, Mas não estavam alicerçadas na Rocha que é Cristo.1

“O que vem à sua mente quando você pensa nessa história? Onde está a rocha e onde está a areia? Para algumas pessoas, a areia se encontra apenas na praia, mas essa história provavelmente não seja sobre uma residência à beira-mar. O lugar mais provável talvez seja entre as colinas onduladas sobre as quais a maioria das aldeias estava localizada, em algum lugar ao lado de um vale.”1

“Jesus descreveu duas casas: uma construída simplesmente sobre a superfície, enquanto a outra tem alicerces que descem até a camada rochosa (Lc 6:48). Não dá para dizer a diferença entre as duas casas prontas até que chova nas colinas e uma repentina inundação desça estrondosamente para o vale. Para um dos construtores, isso não será problema, pois a casa está firmemente estabelecida; mas para o outro haverá problema. Sem um alicerce seguro, a casa construída apenas na superfície será alvo fácil das enchentes com suas águas agitadas.”1

“Jesus contou essa parábola porque sabia o quanto nos enganamos. Há uma séria luta em andamento e, sem ajuda, não será possível sobreviver a ela. Visto que Jesus prevaleceu contra o mal, Ele é chamado a Rocha.”1

“Essa batalha pessoal contra o mal pode ser vencida, mas somente se edificarmos nossa vida firmemente sobre Cristo, e somente podemos edificar sobre o Salvador por meio da obediência a Ele. ‘Todo aquele, pois, que ouve estas Minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha’ (Mt 7:24). Simples assim. Por mais que a fé seja um componente fundamental, a Bíblia diz que a fé sem obras é ‘morta’ (Tg 2:17, 20, 26), e nessa parábola vemos exatamente como ela é morta.”1

“Leia Mateus 7:22, 23 [‘22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.’]2. Expulsar demônios ou profetizar em nome de Jesus revela que essas pessoas tinham algum tipo de ‘fé’. Contudo, qual foi o destino delas? Qual é o alicerce sobre o qual sua casa está construída, e como saber a resposta?”1

Terça-feira, 09 de fevereiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos